Cinema: 13 filmes que foram finalizados, mas nunca lançados
Todos os anos, os grandes estúdios batalham pelos melhores posicionamentos em termos de datas de lançamento com o intuito de atrair o máximo de espectadores possível. Dessa maneira, muito dinheiro é investido, seja na produção em si ou no marketing.
Contudo, mesmo depois de finalizar todas as etapas necessárias de uma produção, pode ser que alguns problemas apareçam, impedindo que os filmes sejam finalmente exibidos. Na lista abaixo, você irá conhecer 13 obras totalmente finalizadas, mas que nunca estrearam nos cinemas de forma oficial.
Quer saber as razões para isso ter acontecido? Confira!
13. The Day the Clown Cried (1972)
(Europa Studios/Reprodução)Fonte: Europa Studios
Estrelado por Jerry Lewis, o filme abordava um palhaço que era levado a um dos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Diversos problemas ocorreram no processo das filmagens, porém, o que impediu seu lançamento foi a briga entre a roteirista Joan O'Brien e Lewis, cujas divergências criativas levaram, na visão deste último, à má qualidade da narrativa.
12. Dark Blood (2012)
(Scala Productions/Reprodução)Fonte: Scala Productions
Com uma trama pós-apocalíptica desenvolvida nos anos 1990, infelizmente, quando 80% das filmagens foram concluídas, o ator River Phoenix, que interpretava o protagonista, morreu repentinamente. Dessa maneira, a produção foi engavetada. Mas, alguns anos depois, o cineasta George Sluizer, ainda sem desistir de concluir a obra, encarregou-se de fazer um primeiro corte, o qual foi disponibilizado de forma não-oficial pela internet.
11. Hippie Hippie Shake (2010)
(Universal Pictures/Reprodução)Fonte: Universal Pictures
Cercado de polêmicas, o filme foi dirigido pela cineasta Beeban Kidron com base nas memórias de Richard Neville, o editor de uma revista satírica australiana. Cillian Murphy e Sienna Miller estrelaram a produção que, inclusive, passou por algumas exibições de teste com comentários bastante positivos. No entanto, por diversos problemas internos, incluindo ameaças de pessoas retratadas no longa-metragem, a produção não foi oficialmente lançada.
10. Black Water Transit (2009)
(Cheyenne Enterprises/Revolution Studios/Reprodução)Fonte: Cheyenne Enterprises/Revolution Studios
Utilizando o romance de mesmo nome escrito por Carsten Stroud como base para o roteiro, Black Water Transit foi vendido como um primo distante da franquia Duro de Matar. E, curiosamente, o primeiro corte do filme foi exibido em 2009 no prestigiado Festival de Cannes. Apesar disso, disputas internas ligadas aos direitos autorais correram na justiça, impedindo o lançamento oficial.
9. Empires of the Deep (2014)
(China Film Group Corporation/Reprodução)Fonte: China Film Group Corporation
Desde o início, a produção desse épico de fantasia teve problemas, incluindo a troca constante de roteiristas — foram oito ao longo de cinco anos. Os efeitos visuais encomendados também eram bastante complexos para a época. Mas, ao ser concluído, um trailer foi disponibilizado na internet e o filme acabou virando motivo de chacota entre o público, o que adiou sua estreia até os dias atuais.
8. Nothing Lasts Forever (1984)
(MGM/Reprodução)Fonte: MGM
Com Bill Murray no elenco, essa ficção científica foi engavetada pelo estúdio após uma exibição teste que gerou comentários desastrosos por parte da imprensa. Segundo os críticos, o roteiro não tinha nenhum sentido e a estética se assemelhava a filmes famosos, incluindo Brazil (1985), de Terry Gilliam. Curiosamente, cópias piratas já foram disponibilizadas no Youtube, mas caíram após reivindicação de direitos autorais.
7. C**sucker Blues (1972)
(The Rolling Stones/Reprodução)Fonte: The Rolling Stones
Durante a turnê americana dos Rolling Stones em 1972, um documentarista acompanhou os membros da banda para registrar os acontecimentos internos. Dessa maneira, as câmeras estavam muito próximas dos integrantes, filmando até mesmo suas orgias e consumo de drogas. Com medo de que a reputação da banda fosse manchada, o filme foi engavetado.
6. The Brave (1997)
(Majestic Films International/Reprodução)Fonte: Majestic Films International
O primeiro e único filme dirigido por Johnny Depp até hoje se baseou no romance de Gregory McDonald, sendo exibido, em 1997, no Festival de Cannes. Apesar disso, o lançamento oficial nunca aconteceu por conta da birra de Depp com a imprensa norte-americana, que noticiava uma espécie de estrelismo do ator com relação à sua obra.
5. All American Massacre (1998)
(William Hopper/Reprodução)Fonte: William Hopper
Em 1998, William Hopper, filho de Tobe Hopper, cineastas responsável por O Massacre da Serra Elétrica (1974), decidiu produzir um curta-metragem sobre a família vista no longa de seu pai. No entanto, a empolgação foi tanta que o projeto rendeu muito mais do que deveria. Apesar disso, All American Massacre nunca foi lançado oficialmente, tornando-se um clássico cult instantâneo.
4. My Best Friend's Birthday (1987)
(Novacaine Films/Reprodução)Fonte: Novacaine Films
Os fãs de Quentin Tarantino bem sabem que ele trabalhou durante muitos anos em uma pequena locadora de vídeos na California. Nessa época, um amigo lhe fez a proposta de produzir um filme cujo orçamento não passava de US$ 5 mil. O que impediu seu lançamento foi um incêndio no laboratório de edição. Assim, apenas 36 minutos do que foi filmado conseguiu ser salvo.
3. Quarteto Fantástico (1994)
(New Horizons Pictures/Reprodução)Fonte: New Horizons Pictures
Não é de hoje que o Quarteto Fantástico, da Marvel, sofre com problemas de produção. Apesar de alguns filmes terem sido oficialmente lançados, o primeiro deles nunca foi exibido nos cinemas. Há inúmeras controvérsias sobre o assunto, incluindo a hipótese de Stan Lee de que os produtores queriam apenas manter os direitos intactos, passando a apenas especular uma nova produção.
2. Don's Plum (2001)
(Polo Pictures Entertainment/Reprodução)Fonte: Polo Pictures Entertainment
Antes mesmo de Tobey Maguire e Leonardo DiCaprio se tornarem conhecidos, eles participaram de um projeto polêmico. No independente Don's Plum, filmado em preto e branco, a dupla improvisava com o restante do elenco, mas de maneira totalmente misógina e ofensiva. Com suas reputações em jogo, tanto Maguire quanto DiCaprio impediram o lançamento do filme posteriormente, alegando que haviam sido enganados.
1. 100 anos: um filme que você nunca verá (2115)
(Moonwalk Films/Reprodução)Fonte: Moonwalk Films
Para fechar a lista, é preciso falar do projeto de Robert Rodriguez e John Malkovich filmado em 2015. De acordo com ambos, esse curta-metragem só poderá ser lançado em 2115 — ou seja, 100 anos após o término de suas filmagens. A produção já está totalmente finalizada, mas, muito provavelmente, nem eu, nem você estejamos vivos para apreciar a obra.
Fontes
Categorias