Sandman: conheça a epidemia que inspirou a doença do sono na série
Sandman é o assunto do momento entre os fãs do gênero de fantasia e a Netflix conseguiu entregar uma adaptação incrível das obras do autor Neil Gaiman. Mas você sabia que algumas histórias da trama foram inspiradas em casos reais?
Um ótimo exemplo disso é a doença do sono, que acontece enquanto Morpheus esteve preso, e que foi baseada em uma epidemia real que aconteceu no início do século XX na Europa e América do Norte.
Confira mais detalhes sobre como essa doença inspirou Sandman!
(Fonte: Netflix/Divulgação)Fonte: Netflix
Doença do sono em Sandman foi baseada na Encefalite Letárgica
Apesar de boa parte da trama de Sandman ter sido criada pelo imaginário de Neil Gaiman durante a escrita dos quadrinhos originais, um ponto muito importante da série foi baseado em uma história real.
Trata-se da doença do sono, apresentada ao público como uma epidemia que impactou o mundo desperto enquanto o Rei do Sonhar estava preso, fazendo com que as pessoas ficassem presas em seus sonos ou não conseguissem dormir por anos.
Essa história foi baseada na Encefalite Letárgica, uma epidemia real que aconteceu entre os anos de 1915 e 1926 e afetou quase um milhão de pessoas na região da América do Norte e da Europa.
Mulher com Encefalite Letárgica aproximadamente em 1920. (Fonte: BBC/Getty Images/Reprodução)Fonte: BBC
A doença causava uma sonolência quase incontrolável nas pessoas e tremores fortes, além de sintomas como a letargia, e até hoje não consegue ser explicada com precisão pelos cientistas.
O pesquisador Oliver Sacks afirma que a doença deixou de ser uma epidemia de forma inexplicável e abrupta, mas serviu como referência para diversas histórias e obras futuras, como aconteceu com Neil Gaiman nos quadrinhos de Sandman!
Fontes
Categorias