Grey’s Anatomy e as 8 melhores séries médicas para você assistir
Séries médicas costumam fascinar muita gente que quer acompanhar a rotina dos profissionais da Medicina, sentindo um pouco da adrenalina envolvida ao cuidar de vidas humanas. Se esse é o seu caso, este texto é para você.
Confira nossa lista com oito dicas das melhores séries médicas para você maratonar.
1. Grey's Anatomy
(Fonte: Getty Images)Fonte: Getty Images
Grey's Anatomy, que está em produção desde 2005, é a queridinha de boa parte dos fãs de séries médicas. Há 17 anos, milhares de pessoas seguem acompanhando a história criada pela produtora e roteirista Shonda Rhimes, com a trama gira em torno de Meredith Grey (Ellen Pompeo), filha de uma das maiores cirurgiãs dos Estados Unidos.
Embora tenha uma relação complicada com a mãe, Meredith resolve construir uma carreira na Medicina em um hospital de Seattle, mas, desde o início, passa por inúmeros perrengues.
A trama vai envolvendo incontáveis personagens, com características e dramas diferentes, o que torna Grey's Anatomy difícil de largar. Não à toa, está caminhando para a 19ª temporada.
2. The Good Doctor
(Fonte: Globoplay)Fonte: Globoplay
The Good Doctor, em exibição desde 2017, é um sucesso por onde passa. A série acompanha a trajetória do médico recém-formado Shaun Murphy (Freddie Highmore, de Bates Motel), que tem síndrome de Savant (autismo).
Mesmo que se destaque por conta da inteligência e da precisão nos diagnósticos, o jovem doutor passa por preconceitos durante a jornada. Ao longo das cinco temporadas, com o apoio de seu mentor, o doutor Aaron Glassman, Shaun Murphy vai adquirindo novas conquistas e até conhecendo o amor.
3. ER
(Fonte: HBO Max)Fonte: HBO Max
Para quem procura um clássico das séries médicas, ER certamente é a melhor pedida. Ela durou 15 temporadas — produzidas entre 1994 e 2009 — e elevou à fama estrelas como George Clooney, Maura Tierney e Juliana Margulies.
ER se passa inteira no dia a dia do County General, hospital público de Chicago, em que médicos e enfermeiros enfrentam vários perrengues para poder atender aos pacientes, nem sempre nas melhores condições possíveis. Entre as séries médicas norte-americanas, essa é a que mais preza pelo realismo.
4. Nip/Tuck
(Fonte: FX)Fonte: FX
Nip/Tuck é uma criação do produtor Ryan Murphy (American Horror Story) que gerou muita polêmica quando foi exibida, entre 2003 e 2010. Ela girava em torno da vida de dois cirurgiões plásticos, Sean McNamara (Dylan Walsh) e Christian Troy (Julian McMahon), em uma clínica em Miami.
À época, Nip/Tuck — que tem certo tom de sátira e deboche — escancarava a ascensão dos procedimentos estéticos e a busca desesperada para mudar a própria figura. Além disso, exibia — embaladas por um belo verniz estético — as cirurgias em cenas um tanto brutais.
5. Nurse Jackie
(Fonte: Amazon Prime)Fonte: Amazon Prime
Exibida entre 2009 e 2015, Nurse Jackie inovou ao trocar o foco da Medicina para a Enfermagem. A narrativa se centraliza na complexa enfermeira Jackie (Eddie Falco, de Os Sopranos), por quem é possível nutrir sentimentos paradoxais.
Por um lado, ela é uma enfermeira extremamente dedicada, capaz de quebrar qualquer regra para salvar um paciente ou consertar erros médicos. Por outro, ela é viciada nos remédios que rouba do hospital e trai o dedicado marido.
É uma comédia, mas a série também é capaz de chocar a cada episódio. Falco e Merritt Wever ganharam quatro Emmys por Nurse Jackie, nas categorias de Melhor Atriz em Série de Comédia e Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia.
6. House
(Fonte: Amazon Prime)Fonte: Amazon Prime
Assim como Grey’s Anatomy e ER, House também é um clássico. Mas, diferentemente das primeiras, ela mostra menos o hospital e mais a personalidade do personagem central, o doutor Gregory House (Hugh Laurie), um infectologista especializado em dar diagnósticos de doenças misteriosas.
De personalidade difícil, quase sempre irascível e mal-humorado, o doutor House conquistou fãs no mundo todo, os quais acompanharam as capacidades de detetive dele à la Sherlock Holmes. A série foi produzida entre 2004 e 2012 e recebeu diversos prêmios.
7. Hospital New Amsterdam
(Fonte: Globoplay)Fonte: Globoplay
Em exibição desde 2018, Hospital New Amsterdam também é sucesso de público — e, assim como ER, passa-se em um hospital público. O personagem central é o jovem médico Max Goodwin, que acaba de assumir a diretoria do hospital público mais antigo dos Estados Unidos e começa a dar um “choque de gestão” no lugar para melhorar o atendimento aos pacientes.
Composto de um elenco com bastante diversidade e com um olhar a temas de relevância social, como o atendimento à população carcerária, Hospital New Amsterdam tem angariado cada vez mais fãs e o respeito da crítica.
8. Sob Pressão
(Fonte: Globoplay)Fonte: Globoplay
Por fim, uma excelente produção nacional:a série Sob Pressão, da Globo, que durou de 2017 a 2022, deixando muitos fãs órfãos. A história se passa no Hospital Edith de Magalhães e tem como protagonistas os atores Júlio Andrade e Marjorie Estiano, que se desdobram ao lado da equipe para atender aos pacientes.
A situação do hospital é muito precária, e os profissionais de Saúde precisam lidar com todo tipo de limitação técnica e pessoal para fazer o trabalho. Além disso, os problemas pessoais dos médicos aparecem o tempo todo, criando uma trama dramática. Imperdível!
E então, já escolheu qual vai ser a série do fim de semana? Aproveite as indicações e compartilhe nas redes sociais.
Fontes
Categorias