Your Name: 7 motivos para você conferir o anime e o mangá
Lançado internacionalmente em 2016, Your Name é uma surpreendente produção japonesa que reergueu o cenário de filmes em anime. Criado por Makoto Shinkai, o filme conta uma história divertida sobre esperança, paixões e amizade, navegando entre a comédia leve e o drama para apresentar cenas emocionantes, além de visuais hipnotizantes e aspectos técnicos de qualidade superior.
No filme, dois jovens se conectam por imagens em seus sonhos, e logo percebem que possuem uma relação mais profunda do que se parece. Distantes fisicamente e sequer conhecendo um ao outro, eles enfrentam a rotina com uma intensa sensação de familiaridade, à medida que entendem seus papeis em eventos sobrenaturais e são levados a tomar decisões importantes sobre suas vidas.
Confira abaixo sete motivos pelos quais valem a pena ver a produção:
7. Animação espetacular
(Fonte: CoMix Wave Films / Reprodução)Fonte: CoMix Wave Films
Produzido pela CoMix Wave Films, Your Name é um espetáculo visual que prende não apenas pela história cativante, mas pela incrível qualidade de seus aspectos técnicos. O longa flui de forma realista com seus retoques de sombra, reflexos, iluminação e mais, além de contar com efeitos de transição que se destacam entre as obras de anime mais recentes.
Além disso, características de montagem, design de produção e fotografia tornam os detalhes ainda mais caprichosos, passando a impressão de um Japão vivo e de uma proximidade ímpar com o espectador.
6. Personagens super carismáticos
(Fonte: CoMix Wave Films / Reprodução)Fonte: CoMix Wave Films
Não tem jeito; Taki Tachibana e Mitsuha Miyamizu possuem um carisma semelhante ao dos protagonistas da filmografia de Hayao Miyazaki, contando com aspectos comportamentais de fácil identificação. Apesar da história fantasiosa, a rotina de ambos se destaca pela falta de complexidade, ausência de expressões exageradas e por uma sintonia única entre si, transmitindo sentimentos delicados e cheios de nuances para cada situação enfrentada.
5. Trilha sonora de primeira
(Fonte: CoMix Wave Films / Reprodução)Fonte: CoMix Wave Films
Aspecto marcante de filmes em animação orientais, a trilha sonora é, novamente, um detalhe pelo qual vale a pena fazer uma consideração. Your Name não é um musical, mas a trilha de fundo acompanha constantemente os personagens e se adapta a diferentes momentos da trama, mas sem perder sua linha de formação e seu conceito por trás do teor dramático/romântico do longa-metragem. As músicas cantadas são cortesia da banda de rock japonesa RADWIMPS.
4. Uma história para sorrir e chorar
(Fonte: CoMix Wave Films / Reprodução)Fonte: CoMix Wave Films
Your Name se destaca por ser um filme que se distancia de algo pretensioso. Isso porque sua história é contada na medida certa, com três atos bem definidos, sem furos narrativos e com elementos que contribuem constantemente para a trama, mesmo que passem a impressão de estar se distanciando dela. A todo instante, o espectador é confrontado com cenas de partir o coração, seja por conta de decisões dos protagonistas ou casualidades.
Além disso, as cenas ambientais, apoiadas pela trilha sonora, completam um cenário sensível muito forte, permitindo que diversas emoções fluam durante pouco mais de 100 minutos de produção.
3. Dedicação para todos os públicos
(Fonte: CoMix Wave Films / Reprodução)Fonte: CoMix Wave Films
Produzido para todos os tipos de públicos, o longa navega entre gêneros do cinema para garantir uma experiência rica e plural. E apesar de possuir uma profundidade no romance e um forte apelo para o drama à la "Slice of Life", o filme traz uma unicidade distinta, garantindo fácil acessibilidade e compreensão, tanto em relação ao que está visível em tela quanto ao que os personagens exprimem através de suas reações.
2. Muitas lições de vida
(Fonte: CoMix Wave Films / Reprodução)Fonte: CoMix Wave Films
Sem apelar para o brega ou conceitos do senso comum, Your Name sabe ser educativo de forma surpreendentemente didática, transformando ensinamentos sobre família, paixões, estudo, organização pessoal e relações em algo próximo ao espectador.
É impossível não se identificar com o dia a dia dos protagonistas e com seus mecanismos, capazes de progredir ou regredir de acordo com as situações e exibindo características puramente humanas.
Tudo no longa-metragem surge de forma genuína. As amizades como pilares de suporte, a família como bem precioso, o papel da tecnologia durante a comunicação e expansão do conhecimento, e muitas outras ideias permeiam uma história na qual a esperança é a grande heroína, sendo constantemente confrontada pelos tempos difíceis e por caminhos obscuros.
1. Sucessor do Studio Ghibli
(Fonte: CoMix Wave Films / Reprodução)Fonte: CoMix Wave Films
O diretor e roteirista, Makoto Shinkai, se destacou por reerguer um mercado em recuperação da animação japonesa e expandir seu projeto para o público ocidental. Sua história trouxe referências importantes das produções de Miyazaki e chamou a atenção por fugir da zona de conforto, apresentando uma trama ousada e repleta de reviravoltas, enquanto quase que obriga os fãs a assistirem até o último minuto.
Fontes
Categorias