Titanic e mais 9 trilhas sonoras inesquecíveis do cinema
Trilhas sonoras de filmes criam momentos de tensão, climas de romance, terror, suspense e ação, tudo para potencializar uma cena. Sem música, um filme pode ser só um amontoado de cenas e falas. As trilhas sonoras fazem toda a diferença!
Por isso, o Minha Série resolveu criar um pequeno compilado com as trilhas sonoras mais adoradas e nostálgicas do cinema, juntando músicas que até hoje não saíram da nossa cabeça com alguns sucessos recentes. Acompanhe nossa seleção de 10 trilhas inesquecíveis do cinema:
10) Titanic (1998)
Começando nossa lista com o filme do título, damos destaque a uma das trilhas de maior sucesso no cinema, liderada pelo hit “My Heart Will Go On”, de Celine Dion. O álbum de Titanic (1998) vendeu mais de 30 milhões de cópias no mundo e se tornou uma das canções românticas mais amadas de todos os tempos. Impossível não reconhecer o sucesso da música, do filme e a conexão única entre as duas artes.
9) Os Embalos de Sábado à Noite (1977)
Não podemos negar a influência máxima das músicas de Os Embalos de Sábado à Noite (1977), do filme em si e do The Bee Gees para a “Era Disco”. A trilha sonora escrita e interpretada quase que por completo pelo grupo pode ser considerada também um dos maiores álbuns da história.
O sucesso comercial só perdeu sua hegemonia como a trilha sonora que mais vendeu na história para a próxima trilha sonora da nossa lista depois de quinze anos. Além disso, não podemos deixar de mencionar Grease (1978), filme que conta com John Travolta e grandes clássicos mais uma vez no ano seguinte.
8) O Guarda-Costas (1993)
O Guarda-Costas (1993) não é só o filme mais famoso da cantora Whitney Houston, mas possui o recorde da trilha sonora mais vendida de todos os tempos.
A balada mais do que épica é facilmente reconhecida por milhares de fãs de cinema por levar a paixão do filme ao ápice, mostrar todo o talento de Whitney e emocionar muitos desavisados. Apesar de ser uma canção original de Dolly Parton, é impossível não relacionar “I Will Always Love You” com Houston e como uma de suas maiores canções (talvez uma das mais influentes do pop).
7) Pulp Fiction (1995)
Pulp Fiction (1995), além de um marco no cinema e na carreira do cineasta Quentin Tarantino, também possui uma das trilhas sonoras mais inesquecíveis do cinema. Além das histórias entrelaçadas e do roteiro aguçado, encontramos um cenário perfeito para músicas que ficaram no nosso imaginário até hoje.
Lembramos sempre da cena clássica de dança que nos traz “You Never Can Tell”, sucesso de 1964 de Chuck Berry, por exemplo, e uma série de outras joias musicais do passado.
6) Rei Leão (1994)
Naaaaaziveniiaaaaa babadibabada! Se essas palavras que não possuem praticamente sentido nenhum no geral te trazem alguma lembrança, é graças a trilha sonora de uma das maiores e mais cultuadas animações da história do cinema: O Rei Leão.
Há uma conexão emocional com as músicas que transcendem a linguagem e atravessam gerações. Músicas como "Hakuna Matata" e "Circle of Life" são paixões tanto nas versões em inglês como em português.
Além disso, fomos agraciados com um belo álbum de compilação de Beyoncé no remake de 2019, uma verdadeira celebração africana que recebe a contribuição de talentosos artistas.
5) Guardiões da Galáxia (2014)
Saindo um pouco do passado e viajando até momentos mais recentes, entramos na trilha sonora incrível de Guardiões da Galáxia (2014). Fãs mais fervorosos da Marvel podem se apaixonar perdidamente, mas mesmo quem só viu o filme por acaso pode conectar “Hooked On A Feeling” com a aventura galáctica de heróis do MCU.
Alimentada pelo bom gosto de James Gunn, Kevin Feige e Dave Jordan, a trilha sonora é um dos casos recentes de sucesso de músicas para o cinema. Somos teletransportados para vários sucessos esquecidos do nosso passado enquanto interligamos tudo com a paixão de Peter Quill pelo seu toca-fitas.
4) Nasce uma Estrela (2018)
Outro sucesso recente que vale a pena ser citado na nossa lista é Nasce Uma Estrela (2018). “Shallow” chegou ao topo de várias paradas e foi responsável por transformar o filme em um sucesso e dar ainda mais destaque para o talento da cantora Lady Gaga.
O filme é um remake, mas a trilha sonora possui várias músicas originais que foram coescritas por Gaga e reinventam o romance dramático de Ally e Jackson Maine.
3) Mamma Mia! (2008)
Quando Meryl Streep, uma das atrizes mais renomadas e premiadas de Hollywood foi colocada para cantar em um musical, muita gente pode ter pensado que não havia necessidade, mas certamente é uma das combinações mais surpreendentes do cinema, especialmente pela trilha sonora de Mamma Mia! (2008).
A diversão e alegria dos atores em cada um dos sons são um sopro de vida muito bem-vindo. Revisite “Dancing Queen” com a gente:
2) A Origem (2010)
Visitando uma trilha sonora sem letras de músicas, mas igualmente inesquecível, acessamos a ficção científica A Origem (2010). Hanz Zimmer, um dos compositores de maior sucesso para o cinema, precisa ser citado em uma lista de trilhas sonoras.
Aqui, temos sons que vão crescendo em tela juntamente com a narrativa, ganhando forma e força. Vale a pena ter a experiência de ouvir cada música da trilha sem o filme e entender seus detalhes. Não à toa, A Origem (2010) foi indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora.
1) Uma Linda Mulher (1990)
Encerramos nossa lista com mais uma trilha sonora de sucesso no cinema. Afinal, o filme de Richard Gere e Julia Roberts não seria tão inesquecível sem sua música-tema “Oh, Pretty Woman”, de Roy Orbison. Ela vive na nostalgia de um filme que transformou a carreira dos atores e até hoje é lembrado por milhares de fãs.
Gostou da nossa lista? Tentamos ser bastante democráticos e fugir somente das "melhores trilhas", focando nas mais inesquecíveis, sejam do presente ou do futuro. Mas é claro que podemos ter esquecido de algumas. Qual você incluiria?
Fontes
Categorias