Thor: 13 curiosidades que você não percebeu nos filmes do herói
Thor: Amor & Trovão (Thor: Love and Thunder, no original), dirigido por Taika Waititi, tem previsão de estreia para junho de 2022. No entanto, até lá, os fãs do herói de Asgard poderão conferir seus filmes anteriores por meio do Disney+ e se preparar para uma nova aventura.
E que tal conferir algumas das curiosidades mais interessantes sobre o personagem dos quadrinhos da Marvel no cinema? Confira logo abaixo!
13. O primeiro filme foi dirigido por um vencedor do Oscar
(Marvel/Reprodução)Fonte: Marvel
Embora a cerimônia do Oscar deste ano tenha sido marcada pelo tapa que Will Smith deu em Chris Rock, a edição também consagrou o cineasta Kenneth Branagh com o prêmio de Melhor Roteiro Original pelo longa Belfast (2021).
Branagh, que já esteve no elenco de Harry Potter e a Câmara Secreta (2002) como o Professor Gilderoy Lockhart, foi o responsável por dirigir o primeiro filme de Thor, que ainda contou com Natalie Portman e Tom Hiddleston, Jaimie Alexander e Anthony Hopkins no elenco principal.
12. Um longo caminho
(Marvel/Reprodução)Fonte: Marvel
Sam Raimi foi a primeira pessoa a pensar em um projeto relacionado ao personagem, ainda no final dos anos 1990. Impulsionados pelo sucesso dos X-Men, em 2000, a Marvel ficou empolgada com a ideia, mas pensou em produzir algo para a televisão.
Entretanto, essa hipótese foi descartada para que o projeto fosse realizado no cinema, porém, o processo acabou se estendendo por vários anos até o lançamento de Homem de Ferro, em 2008. Dessa forma, a pré-produção foi finalmente iniciada em 2009, com as filmagens começando em janeiro de 2010.
11. A escalação de Loki
(Marvel/Reprodução)Fonte: Marvel
Depois que Kenneth Branagh havia sido contratado pela Marvel para dirigir o primeiro filme do herói, o cineasta logo pensou em um antigo colega do teatro para viver o personagem título. Dessa forma, ele convidou Tom Hiddleston para uma audição, principalmente por conta de seus cabelos longos e altura.
Em um primeiro momento, os produtores gostaram muito do ator e o escalaram para o papel. Depois de intensas semanas treinando para adquirir músculos, ele foi remanejado para viver Loki, pois havia algo de muito interessante em sua atuação que se encaixaria muito bem com aquele personagem.
10. Referências aos clássicos
(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte: Warner Bros. Pictures
Uma das cenas mais emblemáticas já vistas envolvendo Thor se refere a quando ele é despido de sua própria armadura, incluindo alguns dos detalhes que mais se destacavam na vestimenta. A sequência em questão foi ligeiramente inspirada em um dos momentos-chave de A Vida de Zola (The Life of Emile Zola, no original), filme de 1937, dirigido por William Dieterle.
A produção é focada em um período específico da vida do escritor titular, que teria se envolvido diretamente com Alfred Dreyfus, um militar acusado injustamente de traição pelo exército.
9. Muito além de Stan Lee
(Marvel/Reprodução)Fonte: Marvel
Os filmes da Marvel ficaram popularmente conhecidos por suas cenas pós-créditos e também pelas aparições inesperadas de Stan Lee, criador de diversos heróis da companhia.
Mas nos filmes de Thor há outros quadrinistas importantes em pequenas participações especiais, como Walt Simonson e Louise Simonson, roteiristas de várias histórias do personagem. Além deles, o escritor J. Michael Straczynski surgiu como Townie no primeiro longa em uma sequência narrativa muito divertida.
8. Ângulos holandeses
(Marvel/Reprodução)Fonte: Marvel
A direção de Thor (2011) é repleta de truques simples, mas elegantes. No entanto, muitas pessoas acreditam que há um excessivo uso de ângulos holandeses, os quais inclinam levemente a câmera em uma espécie de diagonal para deixar o plano distorcido.
De acordo com Kenneth Branagh, sua inspiração veio diretamente dos quadrinhos originais do herói de Asgard, tendo em vista que, ao folhear diversas revistas, via os personagens ajustados em um ângulo holandês, algo que quis aproveitar no filme.
7. Terra-616
(Marvel/Reprodução)Fonte: Marvel
Em determinado momento, vemos Erik Selvig (Stellan Skarsgård), um renomado astrofísico que tem ligações diretas com a S.H.I.E.L.D. e também com Thor, na frente de um quadro repleto de anotações. Muitos fãs resolveram checar o que estaria escrito nesse local e acabaram por descobrir algumas informações interessantes.
A primeira delas se refere a uma anotação de Terra-616, que é muito importante para o contexto do multiverso de personagens da Marvel. Já a segunda é sobre The Fault, uma fenda criada no espaço-tempo dos personagens, que acabou expondo diversos universos alternativos entre os personagens, algo que foi resolvido pelos Guardiões da Galáxia.
6. Korg
(Marvel/Reprodução)Fonte: Marvel
Pertencente à raça Kronan, originária do planeta Ria, Korg é um personagem crucial no desenvolvimento de Thor: Ragnarok (2017) e foi interpretado por Taika Waititi, o cineasta responsável pela direção deste filme.
Contudo, essa não foi a primeira vez que o personagem surgiu na saga de Thor, tendo em vista que ele já tinha sido visto anteriormente, de forma breve, em Thor: Mundo Sombrio (2013). Acontece que muita gente não se lembra disso, pois o visual era bem diferente.
5. A Nova York de Brisbane
(Marvel/Reprodução)Fonte: Marvel
Absolutamente todas as cenas de Thor: Ragnarok (2017) foram filmadas na Austrália, incluindo uma sequência em que Thor e Loki estão andando pelas ruas de "Nova York". Segundo Taika Waititi, o diretor responsável pelo projeto, para essa sequência, a cidade escolhida foi Brisbane, pois aquele seria “o pedaço mais novaiorquino da Austrália”.
4. Point Break?
(20th Century Fox/Reprodução)Fonte: 20th Century Fox
Thor precisa dizer uma senha secreta em um ponto da narrativa. Ela é “Point Break”, que referencia algo dito por Tony Stark (vivido por Robert Downey Jr.) em Vingadores (2012). A piada está justamente na referência a um outro filme, no caso Point Break, de 1991, que no Brasil ficou conhecido como Caçadores de Emoção e apresenta personagens com um visual que remeteria ao herói de Asgard. O elenco conta com Patrick Swayze e Keanu Reeves nos papéis principais.
3. Bor Burison
(Marvel/Reprodução)Fonte: Marvel
Em uma das cenas mais divertidas de Thor: Mundo Sombrio (2013), o herói acaba destruindo acidentalmente uma das estátuas de Bor Burison, o pai de Odin, que neste caso seria o avô de Thor. Para não perder a piada, Loki zomba do irmão dizendo que ele havia acabado de matar seu avô. Nos quadrinhos, isso também acontece, de certa maneira, mas com o deus da trapaça se articulando para enganar todos os envolvidos em seu próprio benefício.
2. Em família
(Marvel/Reprodução)Fonte: Marvel
Além de Liam Hemsworth, que faz uma participação muito divertida em Thor: Ragnarok (2017), Taylor Hemsworth, prima de segundo grau de Chris Hemsworth, também surge em um determinado momento do longa-metragem, inclusive, ao lado de Shalom Brune-Franklin, uma atriz australiana em ascensão.
1. O Olho de Thor
(Marvel/Reprodução)Fonte: Marvel
Para fechar a lista, um momento que pode ter passado despercebido em Thor: Ragnarok (2017). Em uma das primeiras sequências do filme, o herói visualiza sua própria imagem em uma pedra, na qual há uma rachadura em seu olho direito. Em um confronto com Hela (Cate Blanchett), é justamente esse olho que acaba sendo ferido. Um foreshadowing interessante, não é mesmo?
Gostou da lista? Continue ligado aqui no TecMundo para saber mais curiosidades ligadas aos heróis da Marvel.
Conheça o Disney Plus
O streaming conta com os clássicos e lançamentos da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic e muito mais. Assista séries e filmes exclusivos!
Fontes
Categorias