Will Smith é banido do Oscar por 10 anos após tapa em Chris Rock
A Academia de Hollywood anunciou nesta sexta-feira (8) a punição de Will Smith após o tapa do ator no comediante Chris Rock durante a cerimônia do Oscar 2022. Em nota, representantes da instituição confirmaram que Will Smith não poderá comparecer em eventos organizados pela Academia — incluindo o Oscar — por 10 anos, a partir de hoje.
A decisão, no entanto, não tira a estatueta que o ator ganhou, nem proíbe que ele seja indicado nas próximas edições. Em comunicado enviado aos veículos de imprensa, Will afirma que "respeita a decisão da Academia".
Confira a nota divulgada pelo presidente da Academia, David Rubin:
"Durante nossa transmissão, não abordamos adequadamente a situação na sala. Por isso, lamentamos. Esta foi uma oportunidade para darmos um exemplo para nossos convidados, espectadores e nossa família da Academia em todo o mundo, e ficamos aquém – despreparados para o fato inédito.
Hoje, o Conselho de Diretores convocou uma reunião para discutir a melhor forma de responder às ações de Will Smith no Oscar, além de aceitar sua renúncia. O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoal ou virtualmente, incluindo, entre outros, o Oscar.
Queremos expressar nossa profunda gratidão ao Sr. Rock por manter a compostura em circunstâncias extraordinárias. Também queremos agradecer aos nossos anfitriões, indicados, apresentadores e vencedores por sua postura e graça durante nossa transmissão."
Pedido de desculpas
Dois dias após o Oscar, Will Smith publicou um pedido de desculpas a Chris Rock e à Academia. Nas redes sociais, o ator afirmou que seu comportamento foi inaceitável e imperdoável. "Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada era demais para mim e reagi emocionalmente.
Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu estava fora de linha e estava errado. Estou envergonhado e minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade", disse.
Fontes
Categorias