14 filmes e séries com mulheres inspiradoras e fortes
Em março é comemorado o “Dia Internacional das Mulheres”, data importante para refletir sobre as conquistas das mulheres ao longo das últimas décadas e os obstáculos que elas ainda enfrentam devido à desigualdade de gênero.
Escolhemos 14 produções com histórias de mulheres fortes para inspirar e ponderar sobre diversas questões que as englobam. Confira 7 séries e 7 filmes para entender dilemas e encantos do mundo feminino e sua influência na sociedade contemporânea, a seguir.
14 filmes e séries com mulheres inspiradoras e fortes
1. The Crown
A série de drama biográfico apresenta os dilemas de Elizabeth II estando à frente da família real britânica e assumindo a coroa com a apenas 25 anos. Uma das produções mais premiadas da Netflix, retratou em sua quinta temporada duas personagens femininas de grande relevância para a história: Margaret Thatcher e a Princesa Diana.
2. Maid
A minissérie conta a história de uma jovem mãe que se vê em uma situação de vulnerabilidade social, após fugir de um relacionamento abusivo. Alex e sua filha são acolhidas em um abrigo para vítimas, onde ela passa a trabalhar limpando casas para se sustentar. “Maid” traz profundas reflexões sobre amadurecimento e relacionamentos.
3. O Gâmbito da Rainha
Beth Harmon é uma órfã que se descobre prodígio no xadrez ainda muito jovem. Ela decide investir em seu talento, mas precisa enfrentar diversos obstáculos ao longo de sua jornada, como o machismo dos anos 50 durante os torneios de um esporte dominado por homens, enquanto lida com vícios e traumas da infância.
4. Anne With An E
Anne é uma órfã que tem sua vida revolucionada ao ser adotada por um casal de irmãos e passa a viver em Green Gables. A jovem se mostra à frente de seu tempo com pensamentos de emancipação e igualdade em pleno século XIX, enquanto encanta a todos com sua personalidade sonhadora e determinação de provar seu valor.
5. Coisa Mais Linda
A série brasileira conta a história de Maria Luiza, uma mulher de alta sociedade de São Paulo nos anos 50 e tem sua vida virada de cabeça para baixo quando seu marido desaparece, deixando-a com dívidas e um empreendimento falido. Contra todas as imposições da época, Malu descobre força em suas amigas e juntas fundam um clube de música no Rio de Janeiro.
6. The Handmaid's Tale
A série traz um futuro distópico em que mulheres são subjugadas por uma ditadura militar teocrática sendo obrigadas a conviver com diversos abusos e perda total de sua autonomia — trabalhando para suprir os desejos da elite. Com temática política e revolucionária nos aspectos sociais da população feminina, acompanharemos a protagonista, June, e sua luta pela liberdade.
7. The Marvelous Mrs. Maisel
Midge Maisel é uma nova-iorquina nos anos 50 que possui a vida aparentemente perfeita: marido, filhos e um apartamento no Upper West Side. No entanto, em um momento de reviravolta, ela precisa apelar para um de seus talentos secretos: a comédia.
8. Lady Bird
O filme “Lady Bird — A Hora de Voar” apresenta Christine, uma adolescente de 17 anos que possui grandes ambições. Com personalidade forte e a intensidade da idade, a Lady Bird passa por experiências, se decepciona e descobre as frustrações da vida adulta, como problemas financeiros e relacionamentos. Em um embate direto com sua mãe, o filme acompanha o amadurecimento da personagem de maneira bem humorada e emocionante.
9. Estrelas Além do Tempo
O filme conta a emocionante história biográfica das matemáticas Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, pioneiras na NASA em plena corrida espacial — travada entre os Estados Unidos e a Rússia durante a Guerra Fria. Heroínas da nação, as cientistas abriram espaço para as mulheres afro-americanas no setor espacial.
10. As Sufragistas
O filme retrata mulheres inglesas no início do século XX que questionavam problemas de seus cotidianos, como violência sexual, salários desiguais, o direito ao voto e de criar seus filhos por conta própria. Após anos de luta do movimento feminista e manifestações pacíficas, a represália da polícia fez com que um grupo de militantes se rebelasse.
11. Mulheres do Século XX
Dorothea é uma mãe solo que se vê cada vez mais afastada de seu filho adolescente Jamie. Na Califórnia dos anos 70, ela decide contar com a ajuda de duas amigas para trazer lições valiosas sobre amor, relacionamentos e viver bem a vida.
12. Que horas ela volta?
O filme brasileiro conta a história de Val, uma pernambucana que vai para São Paulo buscar por oportunidades para dar melhores condições de vida para sua filha, Jéssica. No entanto, ela começa a trabalhar integralmente na casa de seus patrões, deixando a menina em Pernambuco. Depois de 13 anos, Jéssica pede para ir a São Paulo prestar vestibular, sendo bem recebida pela família, até que alguns dilemas vêm a tona.
13. Histórias Cruzadas
Em uma pequena cidade do Mississipi nos anos 60, uma jovem escritora decide entrevistar mulheres negras do local que deixaram suas vidas para trabalhar como babás de famílias brancas — da qual a mesma faz parte. As entrevistas apontam diversos comportamentos problemáticos, causando mal-estar na elite, no entanto, outras mulheres negras se sentem confiantes e decidem aderir o movimento.
14. Orgulho e Preconceito
Elizabeth é uma jovem que vive na Inglaterra durante a virada do século XIX e possui pensamentos à frente de sua época, onde acredita que mulheres nasceram para muitas outras coisas além de formar uma família. O romance traz reflexões sobre educação, cultura, casamento e moral em relação à sociedade aristocrática da época.
Categorias