Trato Feito: programa do History é falso ou verdadeiro?
Muitas pessoas se perguntam se o programa Trato Feito (Paws Stars, no original), exibido pelo History Channel, é composto por histórias totalmente verídicas. Ao longo de 19 temporadas e mais de 500 episódios, grandes novidades já passaram pela avaliação dos funcionários e proprietários da loja Gold & Silver Pawn Shop, localizada em Las Vegas.
Na administração do estabelecimento há Richard, Rick e Corey Harrison, três gerações diferentes da mesma família, além de Austin Russell, conhecido popularmente como Chumlee. Ao longo dos episódios, essas figuras se revezam como apresentadores dos casos que serão abordados, mostrando alguns clientes inusitados da loja e ajudando a investigar os artefatos que chegam ao local.
Apesar de já ter apresentado diversas personalidades e objetos curiosos em seu desenvolvimento, é preciso alertar que os episódios são totalmente roteirizados por uma equipe especializada em deixar as narrativas mais palatáveis para os espectadores.
Não necessariamente isso significa que essas histórias sejam falsas, mas para que tudo seja explicado de uma forma contundente para a audiência é preciso que o trabalho da produção seja realizado.
(History Channel/Reprodução)Fonte: History Channel
Trato Feito: entenda como funciona a dinâmica do programa
A loja Gold & Silver Pawn Shop consiste em um local no qual as pessoas podem se desfazer de itens raros em sua coleção pessoal, vendendo-os pelo preço que é oferecido. Nessa espécie de antiquário moderno, é possível encontrar objetos do passado que, em algum momento, foram — ou ainda são — valiosos para determinadas pessoas.
Colecionadores costumam gostar muito desse tipo de local, sobretudo porque verdadeiras raridades podem ser encontradas durante uma garimpagem. Dessa forma, é preciso dizer que a loja está localizada na Las Vegas Boulevard, em uma das regiões mais históricas dessa cidade, funcionando 24 horas por dia e tendo em seu acervo uma vasta gama de artigos decorativos — como cenários de filmes, por exemplo.
No programa, os episódios focam em negociações e investigações aprofundadas sobre o que está sendo oferecido. Muitas vezes, as pessoas que levam seus objetos para lá têm diversos argumentos sobre a trajetória de seus itens. Algumas histórias são bastante curiosas e inusitadas, podendo fazer toda a diferença na hora da aquisição pelo time responsável pela loja.
Existem peças que são raras, avaliadas, inclusive, na casa dos milhões. Pode-se dizer que a curiosidade é o fator que move os espectadores de todas as formas, fisgando-os para saber o que aconteceria com determinado artigo depois de ter sua história exposta publicamente. Conforme os próprios executivos do canal informaram certa vez, o sucesso está no modo como a narrativa do episódio se constrói para o público.
Portanto, muitos dos encontros que são vistos em cena não são por acaso. Uma equipe feroz e antenada nas tendências desse tipo de mercado se desdobra, a cada nova temporada, para encontrar personagens que estejam dispostos a venderem objetos raros na frente das câmeras.
(History Channel/Reprodução)Fonte: History Channel
Mais uma vez, é preciso enfatizar: as histórias são factuais e realmente podem ter acontecido, mas os encontros entre os apresentadores do programa e as pessoas são motivados pela produção. Claro que ainda assim o mérito do programa não é afetado, sobretudo porque há um trabalho extenso de pesquisa e organização da narrativa para que tudo seja montado e finalizado, posteriormente.
Durante a apresentação das negociações, curiosidades que rondam os objetos trabalhados nos episódios são trazidas para o centro das atenções, a fim de contextualizar o público. Especialistas diversos também falam ao programa sobre suas impressões acerca dos conteúdos mostrados, deixando a dinâmica de Trato Feito muito atraente.
Como a Gold & Silver Pawn Shop está funcionando com a pandemia do coronavírus?
Em 2018, Richard Harrison, fundador da loja, morreu aos 77 anos. Por esse motivo, as gravações do programa tiveram uma pausa. Com a chegada da pandemia do coronavírus, a loja foi inteiramente afetada, pois permaneceu fechada por algum tempo, até ser reaberta com horário reduzido. Por estar na televisão, a visibilidade do local é enorme, tornando-se um ponto turístico para os visitantes de Las Vegas.
A nova temporada, que foi gravada durante esse período, precisou redobrar seus cuidados, seguir protocolos de segurança à risca e organizar ainda mais o ritmo de produção.
Qual a sua opinião sobre o programa do History Channel?
Categorias