Novas acusações contra Kevin Spacey incluem jovens da equipe de House of Cards
O ator Kevin Spacey divulgou, através de representante, uma nota informando que vai procurar tratamento após novas acusações de assédio sexual terem sido divulgadas na mídia – incluindo casos ocorridos durante a produção de House of Cards, da Netflix!
No último domingo, o ator Anthony Rapp, de Star Trek: Discovery, revelou quefoi assediado por Spacey em 1986 quando tinha apenas 14 anos. Em seguida, outros homens vieram a público contar que também foram vítimas do oscarizado ator.
O ator mexicano Roberto Cavazos declarou, através de sua página no Facebook, que Spacey tentou o assediar em duas ocasiões em Londres, quando trabalhava em produções teatrais no The Old Vic – onde Spacey foi diretor artístico de 2004 a 2015.
Segundo Cavazos, “era tão comum Spacey assediar rapazes com menos de 30 anos que isso se tornou uma piada (de mau gosto)”.
Já o documentarista Tony Montana relatou ao site Radar Online que o famoso ator agarrou suas partes íntimas e o perseguiu até o banheiro em bar de Los Angeles em 2003, obrigando o cineasta a deixar o local em estado perturbado.
As acusações contra Spacey não param por aí. Em entrevista à BBC, uma vítima que não quis se identificar contou que foi convidado nos anos 80, quando tinha 17 anos, a passar um final de semana no apartamento do ator e acordou com Spacey abraçado em sua cintura e vestindo apenas roupa íntima.
Já um jovem britânico revelou aoThe Sun que, em 2010, quando tinha 19 anos e trabalhava no hotel West Sussex, foi abordado pelo ator, que mostrou sua genitália e tentou fazer com que ele o tocasse, além de convidá-lo para seu quarto no hotel. O rapaz disse que Spacey lhe deu, mais tarde, um relógio avaliado em 5 mil libras, apesar de ter rejeitado o avanço sexual do ator.
Casos durante a produção de House of Cards
Outros casos, ainda mais recentes, ocorreram durante a produção da série House of Cards, da Netflix.
Em reportagem à CNN, oito integrantes que fazem ou já fizeram parte equipe do programa revelaram que Spacey transformou o set em um “ambiente tóxico para homens jovens”.
Um assistente de produção falou que Spacey o assediou durante um trajeto de carro até o set, quando o ator, que dirigia, colocou a mão por baixo de sua calça, de maneira inapropriada e sem consentimento: “Eu fiquei em estado de choque. Ele era um homem em uma posição muito poderosa no programa, e eu era alguém muito baixo na cadeia alimentar”.
O assistente não quis contar à CNN o que aconteceu em seguida no carro, com medo de revelar mais detalhas, mas disse que Spacey tentou posteriormente o assediar dentro de seu trailer – ação que foi censurada pelo assistente.
Assim como ele, outros jovens foram vítimas de assédio sexual pelo ator no set de House of Cards, mas todos tinham receio de relatar aos superiores: “Essa é a pior parte de tudo isso. Eu adoraria poder falar sobre esse tipo de coisa e não ter medo”, declarou outro integrante da equipe à reportagem.
Segundo os testemunhos coletados pela CNN, Spacey fazia comentários sexuais abertamente no set (com sugestões ofensivas, por exemplo, quando um técnico deixou o “cofrinho” aparecendo).
Uma assistente de produção afirmou que o comportamento do ator era bem conhecido no set: “homens com os quais eu trabalhava reclamavam sobre como eles se sentiam desconfortáveis”. Ela disse ter testemunhado Spacey se aproximando de vários jovens para “dizer oi, cumprimentá-los, apertar a mão e puxar a mão deles para tocar a sua virilha”.
Após essas novas acusações, a Netflix e a produtora MRC informaram que vão continuar investigando o caso. A produção da última temporada de House of Cards está suspensa enquanto a equipe passa por uma avaliação e recebe o apoio necessário.
Fontes
Categorias