O Mecanismo, a mais nova série brasileira da Netflix, já chegou causando polêmica. É que a trama é inspirada no livro "Lava Jato: O Juiz Sergio Moro e os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil", do jornalista Vladimir Netto, e em vários pontos, realidade e ficção se misturam. Além disso, o livro (e a série) abordam eventos de 2014 a 2016; e a gente sabe que muita coisa aconteceu desde então
A série do diretor José Padilha (Tropa de Elite) não é a primeira a ser inspirada na Operação Lava Jato: em setembro do ano passado, foi lançado o filme Polícia Federal: A Lei É Para Todos. Mas, ao contrário do longa, Padilha não assinou um contrato com a Polícia Federal, que permitiria o uso de dados e nomes da Operação, desde que o órgão pudesse interferir diretamente no roteiro. Por conta disso, todos os nomes da série precisaram ser trocados: até Polícia Federal precisou virar Polícia Federativa, e a Petrobrás foi chamada de PetroBrasil.
Nossos vídeos em destaque
Chegamos a fazer um breve comparativo aqui, mas chegou a hora de explicar direitinho quem é quem em O Mecanismo.
Quem é Quem em O Mecanismo
[/i][/li][/ul]1. Juiz Sérgio Moro é Juiz Paulo Rigo

Interpretado por Otto Jr., Paulo Rigo é um homem apaixonado pela justiça, mas acaba pecando pela própria vaidade.
2. O delegado Gerson Machado é Marco Ruffo

O delegado não ficou tão famoso no caso, mas o personagem de Selton Mello é inspirado nele. Ruffo é um dos investigadores da Operação Lava Jato, mas Machado não: ele denunciou Youssef em 2008, anos antes de a operação começar. Na série, ele é um amigo de infância de Ibrahim e precisa desmascará-lo.
3. O doleiro Alberto Youssef é Roberto Ibrahim

Interpretado por Enrique Diaz, o personagem é um dos mais polêmicos de O Mecanismo. É que Youssef, apesar de ligado a eventos da Lava Jato, teve seu escândalo ligado a outra coisa: ele foi denunciado pelo caso Banestado, que aconteceu quase 20 anos antes do que a série retrata, durante o governo de FHC.
4. A delegada Erika Marena é Verena Cardoni

Assim como Marco Ruffo, Verena Cardoni é uma delegada inspirada em alguém que não ficou tão conhecido na mídia. Mas sim, Carol Abras interpreta uma personagem inspirada em uma mulher real.
5. Paulo Roberto Costa é João Pedro Rangel

O ex-Diretor de Abastecimento da Petrobrás, interpretado por Leonardo Medeiros, é outra figura polêmica. Ele foi acusado de corrupção e fez delações premiadas, mas teve os benefícios revogados porque elas não eram verdadeiras.
6. Dilma Rousseff é Janete Ruscov

Como a série se passa em 2014, Dilma ainda não tinha assumido seu segundo mandato, muito menos sofrido o processo deimpeachment. E, mesmo que a série mostre uma de suas assistentes recebendo dinheiro de Ibrahim (Youssef), isso seria impossível: ele estava na cadeia nessa época.
7. Michel Temer é Samuel Thames

Vivido por Tonio Carvalho, o personagem teve menos destaque na série do que o vice-presidente.
8. Luís Inácio Lula da Silva é João Higino

Arthur Kohl interpreta o personagem que seria inspirado no ex-presidente, do Partido Operário (em vez de Partido dos Trabalhadores). Higino também gerou alguma polêmica: na série, ele fala sobre "estancar a sangria", sendo que na vida real quem disse isso foi o senador Romero Jucá (e sobre tirar Dilma da presidência).
9. Aécio Neves é Lúcio Lemes

O senador e candidato à presidência é interpretado por Michel Bercovicht. Na vida real, um helicóptero cheio de cocaína pousou numa das fazendas do senador; na série, ele é alcoólatra e viciado em anfetaminas.
10. Nelma Kodama é Wilma Kitano

Alessandra Colasanti vive a amante de Youssef, envolvida com corrupção na Petrobrás e atualmente cumprindo prisão domiciliar por decisão de Sérgio Moro. Deve ter sido difícil para a produção de O Mecanismo superar a doleira real: Nelma foi investigada pela CPI dos Bingos, cantou Roberto Carlos (Amada Amante) para explicar aos parlamentares sua relação com Youssef e foi presa em flagrante ao tentar embarcar com 200 mil euros na calcinha.
11. "Japonês da Federal" é China

Fabio Yoshihara interpreta Newton Ishii, que ficou conhecido como o "japonês da federal". Na vida real, ele não deixou Youssef escapar; porém, acabou preso por facilitação de contrabando.
12. Marcelo Odebrecht é Ricardo Brecht

Com o nome mais óbvio de todos, o personagem de Emílio Orciollo Netto vive o empreiteiro que foi denunciado por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Ele também teve sua pena reduzida por delações premiadas.
Este texto foi escrito por Verenna Klein via n-Experts.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)