Os Eternos: saiba quem são os próximos heróis do Universo Marvel
Após Vingadores 4, é esperado que o Universo Cinematográfico da Marvel se expanda para filmes e histórias nunca antes imaginadas. O produtor Kevin Feige revelou que, dentre as muitas coisas que estão sendo consideradas, estão os filmes dos Eternos. Nas palavras dele, eles são "uma das muitas coisas que estão começando a sugir em discussões criativas, para ver se acreditamos nelas o suficiente para tirar do papel".
Criados em 1976 por Jack Kirby, os Eternos eram uma raça alienígena criada pelos Celestiais há milhões de anos, para julgar o planeta Terra. Assim, fizeram um experimento genético que criou não só os poderosos Eternos, mas também os destrutivos Desviantes. Como o nome sugere, eles vivem milhares anos, não sofrem com temperaturas extremas, são imunes a doenças e venenos, além de terem dentro de si energia cósmica (o que garante habilidades especiais). Chegou a hora de conhecê-los!
As Origens
Jack Kirby foi um dos principais quadrinistas da Marvel/Timely Comics (foi ele quem criou o Capitão América!). Mas, nos anos 60, ele passou por vários desentendimentos com Martin Goodman, o dono da empresa, e acabou indo para a DC Comics (na época, National Comics). Ele levou, então, a sua ideia de uma nova raça de divindades — meio conectadas com os asgardianos — para a DC, e aí surgiram os quadrinhos dos Novos Deuses.Alguns anos depois, Kirby voltou para a Marvel. Como tinha achado muito boa a ideia de uma nova raça de deuses, ele criou uma série de quadrinhos com o tema: os Eternos. Apesar disso, ele não os relacionou com as outras histórias da editora — porque achava que essas ligações estavam exageradas. Mas como os Eternos não estavam vendendo tanto, Kirby foi pressionado a colocar outro herói de sucesso em uma das aventuras, para atrair os fãs. Ele acabou fazendo um meio-termo: incluiu um robô que era igualzinho ao Hulk... Mas não era o Hulk em si.
Eternos entram para o Universo Marvel
Os Eternos só foram de fato fazer parte de outras histórias da Marvel quando Roy Thomas assumiu os outros quadrinhos. Então, eles conheciam Thor e Odin — que decidem proteger a Terra do julgamento dos Celestiais.
A partir daí, mesmo contra a vontade inicial de Kirby, eles começam a participar de vários outros eixos narrativos. Por exemplo, na série de quadrinhos "A Carruagem dos Deuses", os Celestiais vão fazer experimentos com os humanos primitivos, criando assim os primeiros super-heróis. Isso, além de uma explicação para a concepção de divindades dos humanos, serve para explicar como existem os mutantes. Na verdade, Apocalipse (um dos primeiros mutantes) tem relação direta com eles: foi dos celestiais que ele ganhou sua tecnologia.
De fato, é graças aos Celestiais que os Eternos se interligam com outras narrativas. Esses seres (que surgiram junto do Big Bang e se assemelham a deuses, poderosíssimos e gigantescos) realizavam experimentos com as mais diversas raças alienígenas. Além das que já falamos lá em cima, os Kree foram alvo dos Celestiais. É assim que surgem os Inumanos, heróis que ganharam a própria série da ABC (e que foi cancelada).
Outro exemplo de raça fruto de experimentos dos Celestiais são os titãs, como Menthor, o pai de Thanos e fundador do planeta Titã. Inclusive, essa é uma pista que pode indicar que eles vão ganhar filme próprio! Em Vingadores: Guerra Infinita, quando Thanos vai procurar a Joia da Alma, Caveira Vermelha o recebe como "filho de Al'ar", que era o nome de Eterno de Mentor.
Além disso, quando ele mostra como era o planeta Titã, a imagem se parece bastante com as cidades eternas dos quadrinhos. Por conta disso, alguns fãs têm especulado que o filme dos Eternos possa se passar antes dos eventos dos Vingadores. Nas HQs, os Eternos viviam em cidades futuristas na Terra, e a primeira delas se chamava... Titanos. Quando ela foi destruída, eles criaram outras três: Polaria (na Sibéria), Oceana (no oceano Pacífico) e Olympia, próximo à Grécia — que teria dado origem à crença do Monte Olimpo.
Fora isso, eles também fizeram parte de HQs pontuais. É o caso de Pixie, que ajudava o Quarteto Fantástico na série de quadrinhos "A Geração Perdida". Já na edição 13 de "Os Eternos", Kirby introduz um Eterno que seria "o esquecido", uma espécie de herói mítico chamado por nomes diferentes pelos humanos, como Gilgamesh ou Hércules. Então, na edição 300 de "Vingadores", o cartunista Walter Simonson descreve O Esquecido como um dos Vingadores. Após ser ferido, ele seria substituído na equipe por outra Eterna: Sersi. Mais tarde ainda, Sersi larga os Vingadores e forma uma dupla com o Cavaleiro Negro.
Afinal, quem são Os Eternos?
Como dito lá em cima, os Eternos são criações dos Celestiais, seres superpoderosos que decidem que devem julgar a Terra. Isso, somado ao fato de eles serem frequentemente tomados como deuses pelos mortais, já daria material para muitas histórias.
Além disso, eles são praticamente imortais: enquanto o Planeta Terra existir, eles existirão. Seus poderes variam de acordo com o experimento que lhes foi infringido, o que significa que não são um grupo muito homogêneo. Mas, em geral, eles foram criados para serem bons, como protetores da Terra — ao contrário dos Desviantes.
Os Desviantes, a princípio, foram criados para serem maus. Lembra que o pai de Thanos é um Eterno? Sua mãe é uma Desviante, o que talvez explique algumas coisas. Mas é a partir daí que a coisa fica interessane: os quadrinhos começam a abordar se eles são intrinsecamente maus ou se estão apenas interpretando um papel que lhes foi dado.
Então, mesmo que um longa sobre Os Eternos não tenha oficialmente começado a ser produzido de fato, é bem provável que aconteça. Primeiro, porque tem muito material, seja para filmes cronologicamente antes dos Vingadores, seja para depois. Segundo, porque deram várias pistas sobre a existência deles, por conta de Thanos. Terceiro, porque parece uma ótima ramificação para os Guardiões da Galáxia.
E você, acha que existe material suficiente para bons filmes? Não se esqueça de deixar seu comentário!
Este texto foi escrito por Verenna Klein via nexperts.
Categorias