Gasto com publicidade de Jurassic World: Reino Ameaçado chega a US$ 185 milhões

Minha Série
Imagem de: Gasto com publicidade de Jurassic World: Reino Ameaçado chega a US$ 185 milhões

O novo filme da franquia Jurassic Park, chamado Jurassic World: Reino Ameaçado, estreia nos cinemas no próximo dia 21 de junho. Se os dados relativos à bilheteria ainda não podem ser analisados, a verba aplicada na promoção já chama atenção. De acordo com o site Deadline, o custo de publicidade e merchandising alcançou US$ 185 milhões (aproximadamente R$ 675 milhões).

O valor é mais que o dobro gasto em Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, lançado em 2015. O investimento também se destaca quando comparado ao de outros blockbusters recentes. Na publicidade de Vingadores: Guerra Infinita, por exemplo, foram gastos cerca de US$ 150 milhões (R$ 547 milhões), enquanto na de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, lançado no ano passado, o custo foi de US$ 140 milhões (R$ 510 milhões).

A campanha de Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros tem diversas frentes. Nove parceiros do estúdio estão veiculando spots na televisão americana, mas vários produtos associados ao filme também vão circular mundialmente. Ao todo, os consumidores serão expostos a mais de 1 bilhão de embalagens com a marca.

Vários parceiros estão utilizando a marca em suas campanhas e produtos. Um deles é a Jeep, que lançou spot televisivo para ser veiculado no intervalo do Super Bowl; detalhe: dirigido por Colin Trevorrow, de Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros. A propaganda faz referência à famosa cena do filme de 1993, Jurassic Park: Parque dos Dinossauros, na qual o personagem Dr. Malcom, interpretado por Jeff Goldblum, foge de um tiranossauro-rex em um Jeep Wrangler. Na peça atual, o ator dirige o novo modelo do carro, que tem novas funcionalidades, enquanto é perseguido novamente pela criatura – mas escapa ileso.

De acordo com o RelishMix, site que monitora mídias sociais, a propaganda foi um grande sucesso de público, alcançando quase 40 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas em que esteve online. O número representa mais audiência que a obtida nas mídias sociais por qualquer trailer de filme já veiculado no Super Bowl.

A Mercedes também tem parceria com a Universal e patrocinou a estreia de Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros em Hollywood. Nela, os atores chegaram a bordo do carro GLE Coupé. O trabalho em conjunto com a marca de automóveis não é recente, remontando ao longa de 1997, O Mundo Perdido: Jurassic Park.

Algumas empresas fecharam acordo de merchandising com a franquia pela primeira vez. É o caso do Doritos, que terá imagens dos dinossauros estampando as embalagens de dois sabores nos Estados Unidos e de um no resto do mundo. O refrigerante Dr. Pepper também faz sua primeira parceria com o universo de Jurassic Park. Serão lançadas edições especiais das latas com desenhos dos dinossauros heróis do filme. Já as marcas de doce M&Ms, Skittles e Juicy Fruit vão lançar spots televisivos e embalagens dos produtos com a temática de Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros.

Outros parceiros, como Ferrero, Kellogg’s e Dairy Queen, retornaram para a franquia. A primeira conseguiu a licença para que o Kinder Ovo traga miniaturas dos dinossauros – apenas nos Estados Unidos e nos principais mercados internacionais. A ação da Kellogg’s inclui exibir a marca nos cereais, mas alguns darão direito a ingressos gratuitos para os clientes. Já a Dairy Queen vai lançar copos colecionáveis com os principais momentos do longa. Na América Latina, um dos principais parceiros é o McDonald’s, embora a Universal tenha fechado acordo com outras marcas internacionais, como a Hershey’s.

Essa não é a primeira vez que um filme da franquia Jurassic Park é lançado em meio a pesados investimentos publicitários. Na realidade, o fenômeno já acontece desde o primeiro, de 1993, que tinha patrocinadores importantes, como um modelo de carro da Ford. Atualmente, o merchandising é uma forma rentável para os estúdios continuarem lucrando com os longas. A comercialização de brinquedos e peças licenciados movimenta o mercado, como demonstrado pela arrecadação da Disney com Star Wars: Os Últimos Jedi, que apurou por volta de US$ 450 milhões (mais de R$ 1,5 bilhão) com esse tipo de produto.

Este texto foi escrito por Camila Pessoa via nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.