O Rei Leão: saiba as diferenças entre o live-action e a animação
A versãolive-action de O Rei Leão é bem fiel à história original da animação de 1994, mas algumas diferenças podem ser notadas desde o início do filme. Algumas pequenas, como a cena em que Rafiki carregava uma fruta para marcar a testa de Simba e na versão live-action ele marca o filhote com alguns galhos e raízes. Outras diferenças são maiores, como a cena da fuga da Nala, que não existe na versão original.
Confira as principais diferenças entre o live-action e a animação de O Rei Leão:
(Fonte: Disney/Divulgação)
Scar, na versão original, tinha um comportamento mais excêntrico, mais arrogante, com uma pegada mais “Queer”, o que fazia o público questionar a sexualidade do leão. Na versãolive-action, Scar é mais sombrio, mais soturno. O ódio a Mufasa é mais claro desde o início do filme, inclusive trazendo novos fatos ao relacionamento dos dois. Alguns exemplos são o fato de Sarabi ter preferido ficar com Mufasa em vez de Scar e a fala que deixa a entender que a cicatriz no rosto de Scar foi causada pelo próprio Mufasa, em um duelo para decidir qual dos dois seria o rei.
Na versão original de O Rei Leão, o desenho que Rafiki faz de Simba se tornou bem marcante, inclusive sendo muito utilizado posteriormente em produtos da animação. Como tinta para fazer o desenho na árvore, Rafiki utiliza a mesma fruta usada para pintar a testa do filhote. No live-action, além de o desenho ser diferente, a técnica empregada por Rafiki também muda: ele recorre a alguns insetos e uma espécie de poeira para fazer a ilustração.
O relacionamento de Scar também é diferente com as hienas. Na animação, a relação entre eles, parece ser de longa data, com uma confiança maior entre ambas as partes. Nolive-action entende-se que a parceria surge quando Scar revela seu plano de matar Mufasa e Simba. Essa nova maneira de abordar o relacionamento de Scar e as hienas torna o desfecho com a morte de Scar mais crível, visto que a confiança entre eles, no live-action, não é tão grande quanto na animação.
As hienas estão diferentes na nova versão de O Rei Leão. Na versão animada, praticamente em todas as cenas, eram apenas três hienas: Shenzi, Banzai e Ed. Nolive-action, o número de hienas é bem maior, e elas sempre andam em bandos. Além disso, o trio principal é formado por Shenzi, Kamari e Azizi. Azizi ainda tem a falta de inteligência de Ed; porém, ao contrário de Ed, que não parava de rir, Azizi apenas apresenta problemas em relação ao seu espaço pessoal, invadindo o espaço de Kamari várias vezes. Ainda é engraçado, mas com uma pegada diferente da que existe no original.
As leoas ganharam uma importância maior noremake de O Rei Leão, inclusive Nala, que decide fugir da tirania de Scar para buscar ajuda. A cena da fuga de Nala é algo que não existe na versão original; é tensa e valoriza ainda mais a força das leoas.
(Fonte: Disney/Divulgação)
Além das hienas, outro “cenário” que ganhou uma presença maior de animais foi a floresta onde vivem Timão e Pumba. Na animação, Timão, Pumba e Simba ficavam muito mais isolados. No remake, a floresta é bem mais cheia, com várias espécies de animais. Há inclusive um antílope que morre de medo de Simba – o que rende uma cena hilária.
A maneira como o tufo de pelo de Simba chega até Rafiki – o que faz com que Rafiki saiba que Simba ainda está vivo – é diferente nas duas versões. Na animação, o tufo é carregado pelo vento, chegando até Rafiki. No live-action, os pelos de Simba acabam sendo carregados pelo ar, pela água e pelo bico de um passarinho. Depois acabam comido por uma girafa, sendo carregados por um “besouro rola-bosta-africano” e por formigas que acabam os levando até Rafiki. Os pelos passam por um verdadeiro “ciclo da vida”.
Simba revê seu pai morto, Mufasa, nas nuvens, assim como no original; porém, são grandes as diferenças. Antes a imagem de Mufasa aparecia claramente nos céus, para Simba. Agora, a maneira como seu pai aparece é bem mais sutil: visto apenas como uma nuvem de uma tempestade.
?(Fonte: Kwaku Alston/Disney)
A nova versão de O Rei Leão ganhou uma nova música, chamada “Spirit”, que na versão original é interpretada por Beyoncé. A música toca na cena em que Simba aceita seu destino e decide voltar para casa.
Para servir de isca e distrair as hienas enquanto Simba chega à Pride Rock, Timão, na versão original, se veste como uma havaiana e canta uma icônica música para “vender” Pumba. Mas, no remake, Timão não dança nem canta, apenas declama um trecho de “Be Our Guest”, apresentado em A Bela e a Fera.
E você, viu mais alguma grande diferença entre a animação e olive-action?
Este texto foi escrito por Marcelo Omega via nexperts.
Fontes
Categorias