Vila Sésamo: dublador original de Garibaldo falece aos 85 anos
Responsável por dar voz a um dos personagens mais icônicos dos programas infantis, o ventríloquo Caroll Spinney faleceu no último domingo (8) aos 85 anos. O ator interpretou o pássaro Garibaldo e Oscar em Vila Sésamo de 1969 até 2018. Há poucos anos, ele foi diagnosticado com distonia, uma doença do sistema nervoso que provoca espasmos.
A informação da morte foi revelada nas redes sociais do programa infantil, que destacou a genialidade do artista. “Seu enorme talento e seu grande coração eram perfeitamente adequados para interpretar um gigante pássaro amarelo. Ele trouxe alegria a gerações de crianças e incontáveis fãs de todas as idades”.
Coincidentemente, o falecimento de Spinney aconteceu no mesmo dia em que Vila Sésamo recebeu o prestigiado Prêmio Kennedy. No caso, essa é uma das principais honrarias dentro do meio artístico norte-americano.
A carreira de Caroll Spinney
Após conhecer o artista Jim Henson, criador de Vila Sésamo e dos Muppets, Spinney foi convidado para trabalhar na criação do programa infantil. Ao longo dos quase 50 anos de carreira, o ator conquistou diversos prêmios importantes.
Por exemplo, ele ganhou cinco vezes o Daytime Emmy, premiação dedicada aos programas matinais. Além disso, o ator concorreu ao Grammy por sua participação no disco Merry Christmas from Sesame Street em 1976.
Spinney também atuou em outras produções como Os Muppets: O Filme (1969) e A Grande Farra dos Muppets (1981). Em 2014, sua vida pessoal e sua carreira como ator e ventríloquo foram apresentadas no documentário I Am Big Bird: The Caroll Spinney Story, dirigido por Dave LaMattina e Chad N. Walker.
Este texto foi escrito por Luiz Paulo Charleaux via nexperts.
Fontes
Categorias