Top 8: Os melhores filmes do Studio Ghibli
Em 1985, surgiu aquele que seria, provavelmente, um dos mais aclamados estúdios de animação no Japão. O Studio Ghibli foi uma criação dos amigos Hayao Miyazaki e Isao Takahata. A ideia surgiu a partir da criação de Nausicaa do Vale do Vento, longa que precedeu a criação da empresa.
Nas próximas três décadas, Hayao e Isao lançaram trabalhos adorados não só pela crítica japonesa, mas pelo mundo afora, influenciando importantes diretores, como Guillermo del Toro e Wes Anderson.
Esses filmes agora estarão disponíveis na Netflix até abril e, por este motivo, fizemos uma lista com os 8 melhores filmes do estúdio para você ficar por dentro desse universo criado por Miyazaki e Takahata. Confira:
1 - Meu amigo Totoro (1988)
Se nunca viu nenhum filme do Studio Ghibli, sem dúvida nenhuma você deve começar por Meu amigo Totoro. É um trabalho que pode ser visto várias vezes e, mesmo assim, ele não perde sua essência, que é inspirar a admiração.
É uma história simples: duas meninas descobrem uma criatura imaginária enquanto ambas lidam com o estresse emocional da mãe doente e uma mudança. Apesar de ser um tema clichê, usar a fantasia para fugir da realidade, o filme conta isso de uma forma diferente.
2 - Nausicaä do Vale do Vento (1984)
Apesar de teoricamente não fazer parte do Studio Ghibli, pois foi produzido antes deste existir, foi ele quem deu origem a empresa.
Nesta produção, nos deparamos com a destruição natural do mundo, como nos relacionamos com pessoas diferentes de nós e algumas mudanças visuais que veríamos nós próximos 30 anos.
3 - O Castelo no Céu (1986)
Nesta animação, um menino e uma menina saem a procura de um cristal mágico e um castelo no céu. Tecnicamente, esse é o primeiro filme do estúdio e trouxe várias assinaturas dos dois criadores, que podem ser vistas em diversos outros longas.
4 - A Viagem de Chihiro (2001)
Considerado um dos melhores filmes lançado pelo Studio Ghibli, Spirited Away conta a história de uma menina de 10 anos que se muda para uma nova vila e, partir disso, o espectador entra num universo cheio de maravilhas e espíritos.
5 - Vidas ao Vento (2013)
Uma produção mais atual, Vidas ao Vento fala sobre um sonhador que é forçado a ser realista. Algo que qualquer um pode se identificar facilmente, não é mesmo?
6 - Sussurros do Coração (1995)
Esse é o primeiro longa não dirigido pelos criadores do Studio Ghibli. A história gira em torno de Shizuku, de 14 anos, que sonha em ser escritora e, durante o verão, decide ler 20 livros.
Mas acontece que, coincidentemente, todos os livros que ela escolhe já tinham sido lidos por um menino chamado Seiji Amasawa.
7 - O Mundo dos Pequeninos (2010)
Neste conto, a personagem principal, Arrietty, e sua família são seres pequenos que roubam comida da casa dos humanos e colocam a culpa em ratos e gatos.
Acontece que a existência dessa espécie é descoberta por um jovem que se hospeda na casa onde eles vivem, Shawn, que vira amiga de Arrietty, mas acaba colocando seu segredo em perigo.
8 - O Castelo Animado (2005)
Após conhecer um feiticeiro charmoso, mas de caráter duvidoso, Sofia é castigada com uma maldição que faz parecer que ela tem 90 anos.
Desesperada, ela foge e encontra o castelo animado de Haru. Escondendo sua identidade, ela começa a trabalhar no local e a se envolver com seus moradores.
Faltou algum título na lista? Qual é o seu favortio? A primeira leva de filmes do estúdio já está disponível na Netflix e engloba O Castelo no Céu (1986), Meu Amigo Totoro (1988), O Serviço de Entregas da Kiki (1989), Memórias de Ontem (1991), Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992), Eu Posso Ouvir o Oceano (1993) e Contos de Terramar (2006).
A segunda leva chega à plataforma no dia 1º de março e tem os filmes Nausicaä do Vale do Vento (1984), Princesa Mononoke (1997), Meus Vizinhos, Os Yamadas (1999), A Viagem de Chihiro (2001), O Reino dos Gatos (2002), O Mundo dos Pequeninos (2010) e O Conto da Princesa Kaguya (2013).
Já o terceiro e último grupo de filmes será lançado no dia 1º de abril e conta com Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins (1994), Sussurros do Coração (1995), O Castelo Animado (2004), Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar (2008), Da Colina Kokuriko (2011), Vidas ao Vento (2013) e As Memórias de Marnie (2014).
É hora de maratonar!
Fontes
Categorias