Oswald Mosley voltará para a 6ª temporada de Peaky Blinders?
O novo vilão da 5ª temporada de Peaky Blinders é mais um personagem que foi baseado em uma pessoal que realmente existiu. Sir Oswald Ernald Mosley foi um político de extrema-direita inglesa e um fascista que chegou até a inaugurar um partido, assim como na série da Netflix. Então, não é à toa que ele deu muito trabalho para o nosso queridíssimo Thomas Shelby.
Quem foi Oswald Mosley, personagem da série Peaky Blinders?
O 6ª Baroente Sir Oswald Ernald Mosley era o filho mais velho do 5ª Baronete Sir Oswald Mosley e também tinha dois irmãos. Mais conhecido como Oswald Mosley, ele foi um dos grandes líderes políticos da extrema-direita fascista da Inglaterra entre os anos de 1918 e 1951.
Começou na política ainda muito jovem como um membro do Partido Conservador e foi o mais jovem membro do Parlamento, quando ingressou em 1918. Ao final do mandato, acabou trocando de grupo e indo para o Partido Trabalhista, no qual ficou até os anos 1930.
Mosley saiu do partido quando estava com status para possível Primeiro Ministro do partido porque não concordava com as ideologias.
Caminhando na direção do Fascismo
Depois disso, fundou o Partido Novo, que foi um claro vexame nas eleições, deixando Mosley sem uma cadeira no Parlamento depois de muito tempo. Segundo historiadores, isso aconteceu porque Oswald Mosley começou a ficar muito autoritário e radical, ideia confirmada quando ele se mudou para Itália para aprender um pouco sobre a nova política de Benedito Mussolini, líder do Partido Nacional Fascista italiano.
Ao voltar para sua terra natal, em 1932, o politico decidiu criar a União Britânica Fascista, que tinha como princípios o protecionismo, anti-comunismo e o nacionalismo autoritário. ideias muito próximas do partido italiano de Mussolini e do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, de Adolf Hitler.
Inclusive, a proximidade com os nazifascistas era tanta que o segundo casamento de Oswald Mosley foi na casa de Joseph Goebbels e teve a presença do próprio Hitler.
A decadência e o fim de Oswald Mosley
Por conta da proximidade com os nazistas, Mosley foi preso no ano de 1940 e a sua união política foi banida da Inglaterra. Além dele, sua esposa também foi presa e os filhos foram separados do casal.
No ápice da Segunda Guerra Mundial, em 1943, ele foi solto da prisão e voltou a se reunir com sua família. Mas a aproximação com o fascismo acabou com sua carreira política e com qualquer possibilidade de vida para suas próximas gerações. Com isso, se mudou para a região de Paris, em 1951, onde morreu no ano de 1980.
O personagem Oswald Mosley voltará para a 6ª temporada de Peaky Blinders?
Na série da Neflix, o personagem de Oswald Mosley é interpretado por Sam Clafin e aparece na 5ª temporada de Peaky Blinders como um vilão a ser batido. O episódio final da temporada, que teve um desfecho extremamente surpreendente, bateu o recorde de audiência da série com 3,8 milhões de espectadores no BBC One.
Considerando como a história ficou em aberto após a season finale de Peaky Blinders, é extremamente provável que Mosley retorne para a sexta temporada da série e continue seu embate com Thomas Shelby, que precisará bolar novas formas de derrubar o fascista. Lembrando que as gravaçoes de Peaky Blinders foram interrompidas devido ao coronavírus, por isso, a produção ainda não tem uma data de estreia prevista. Mas estamos no aguardo!
Texto escrito por Gabriel Lopes Witiuk via Nexperts.
Categorias