Crítica: vale a pena assistir 365 DNI, novo filme da Netflix?
Um homem sequestra uma mulher com a seguinte proposta: nos próximos 365 dias, ele fará com que ela se apaixone por ele. Essa é a premissa básica do filme 365 DNI (365 Dias), lançamento da Netflix que tem feito um grande sucesso, atingindo o top 10 entre as produções mais vistas na plataforma de streaming. Mas será que vale mesmo a pena assistir?
365 Dias é baseado em uma série de livros, o que dá a entender que o filme pode ganhar uma sequência, principalmente após toda a repercussão que está tendo. Um romance mafioso cheio de sedução, crime e ameaças, 365 DNI está sendo apontado também como o novo Cinquenta Tons de Cinza (Fifty Shades of Grey) por mostrar um relacionamento problemático e cheio de sexo explícito. Confira abaixo a nossa crítica de 365 DNI, filme da Netflix!
365 DNI: vale a pena assistir?
Massimo, um dos protagonistas, faz parte de uma família mafiosa e, certo dia, ele acaba se envolvendo em um tiroteio que o deixa à beira da morte. Nesse período, ele fica tendo alucinações com uma mulher, deixando-o fissurado em encontrá-la.
Após anos, ele a vê: Laura. Ela está em Sicília, na Itália, para comemorar seu aniversário e Massimo, para não correr o risco de perdê-la de vista, resolve simplesmente sequestrá-la.
Com a proposta de fazê-la se apaixonar no período de 365 dias, Massimo provoca as mais diversas situações para despertar o interesse amoroso em Laura. Uma das cenas mais problemáticas do filme é quando ele a amarra na cama enquanto tem relações sexuais com outra mulher na frente dela, tudo como parte de seu plano.
Apesar de resistir no começo, Laura acaba desenvolvendo sentimentos amorosos por Massimo, assim como acontece em 50 Tons de Cinza. O que é uma questão bem problemática, pois o filme passa a romantizar o fato de um criminoso ter sequestrado uma mulher para satisfazer as próprias vontades.
Além disso, o passado de Massimo é retratado com alguns pontos tristes, tentando justificar suas ações no presente com base nos traumas que ele sofreu - o que, definitivamente, não é um conceito saudável para passar ao público.
Existem diversas adaptações que retratam relacionamentos problemáticos e levantam a discussão entre os espectadores, como aconteceu com 50 Tons de Cinza, After e 365 Dias, mais recentemente. Porém, neste caso, a narrativa não funciona bem.
No filme, tem até uma cena de casamento, mais uma tentativa de romantizar o que começou de forma abusiva, visando continuar o relacionamento entre Laura e Massimo e ignorar os inúmeros pontos negativos que a própria história apresenta.
Como 365 DNI é uma trilogia de livros, pode significar que há mais filmes programados para o futuro. Mas, sinceramente, só de ver o primeiro filme, a expectativa para uma continuação é de 0%.
Texto escrito por Flávio Motta Coutinho via Nexperts.
Fontes
Categorias