Google cria novo formato de imagem para a web chamado 'Pik'

1 min de leitura
Imagem de: Google cria novo formato de imagem para a web chamado 'Pik'
Imagem: acrediteounao

A Google publicou hoje no GitHub um projeto no qual está trabalhando, o Pik. Essa novidade consiste basicamente em um novo formato de imagem desenvolvido para ser utilizado na web. Ainda não sabemos os detalhes acerca do Pik, mas dada a sua aplicação, é possível imaginar que a empresa tenha encontrado uma forma mais eficiente de compactar imagens e perder menos informações.

O formato “.pik”, portanto, não deve gerar imagens muito pesadas nem qualidade similar ao que vemos em formatos RAW. Ao que parece, entretanto, o projeto é bem parecido ao do WebP, um outro padrão de imagens que a Google lançou em 2010, mas que não “pegou” muito bem. Contudo, para a empresa ter se dado ao trabalho de insistir nesse trabalho, podemos imaginar que o Pik é bem mais interessante que o WebP.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na publicação do GitHub, a Google informou muito pouco sobre o funcionamento, mas deixou um encoder e um decoder do formato para que os desenvolvedores já pudessem ir se familiarizando com a novidade. Entretanto, não sabemos quais são os próximos planos da companhia para isso.

Será que o Pik vai se tornar a extensão-padrão da Google Play ou mesmo do Google.com? Não há como saber até a empresa postar mais alguma coisa. Seja como for, os criadores do Pik informaram que o projeto está em um processo de desenvolvimento bem inicial e, a comunidade não deve usar a novidade para nenhum propósito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.