Nesta quinta-feira (01), por volta das 3:00hs da manhã (horário de Brasília), o serviço do Microsoft Outlook teve uma pane e ficou hora do ar durante aproximadamente 4 horas, afetando usuários das versões web, desktop e móvel do app em todo o mundo. Até o site Outlook.com ficou inacessível.
“Atualização de configuração” foi a causa
Segundo a Microsoft, uma recente atualização de configuração para componentes, que redireciona as solicitações dos usuários, foi a causa do problema. A companhia percebeu que clientes da Índia foram os primeiros afetados, mas, logo em seguida, admitiu que a pane era global.
We've received reports of users experiencing issues accessing their Exchange Online accounts via Outlook on the Web. Our initial investigation indicates that India-based users are the primarily impacted audience. Further details can be found in your admin center under EX223208.
— Microsoft 365 Status (@MSFT365Status) October 1, 2020
Por hora, a empresa reverteu as alterações para sanar a falha, e ficou monitorando o serviço de recuperação.
Segunda queda em menos de 1 semana
O preocupante, essencialmente para clientes Microsoft, é que essa foi a segunda interrupção de serviços da companhia em menos de uma semana.
Na segunda-feira, dia 28 de setembro, serviços como o Outlook, o Office 365, o Teams, entre outros, também apresentaram instabilidade por algumas horas. A companhia, no entanto, não deu detalhes sobre o motivo que causou as falhas.
É possível que o problema de hoje (01), tenha sido gerado por outra tentativa de realizar o mesmo procedimento que afetou vários serviços no início da semana, mas não temos como determinar isso.
No momento, o serviço do Outlook já foi restabelecido e parece estar funcionando normalmente.
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