A companhia americana SimiliarWeb lançou um relatório sobre o comportamento dos usuários ao acessar a internet entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019. Os dados coletados pela pesquisa destacam o crescimento do tráfego através do mobile.
Desde 2017, houve um aumento de 30,6% do acesso por dispositivos móveis como smartphones e tablets. Enquanto isso, o uso em computadores de mesa caiu 3,3% durante o mesmo período.
Novos interesses e comportamentos dos usuários
Apesar da preferência pelo mobile, o relatório da SimilarWeb também observou uma importante mudança no comportamento dos usuários. Independentemente da plataforma, o tempo médio gasto nos sites caiu para 49 segundos entre 2017 e 2019.
Além do aumento do tráfego, a pesquisa identificou os temas mais buscados por quem utiliza os smartphones. Conteúdo adulto, jogos de azar, comida e bebida, animais de estimação e esportes estão entre os assuntos mais procurados.
Surpreendentemente, os sites de notícias foram os que mais perderam tráfego nos últimos anos. Segundo os dados, as 100 principais páginas de mídia tiveram uma queda de 5,3% no volume de acessos entre 2018 e 2019, cerca de 4 bilhões de visitas a menos.
Aumento do tráfego da internet ao redor do mundo
De forma geral, as informações do relatório apontam que o tráfego total dos 100 principais sites do mundo aumentou 8% em relação a 2018 e 11,8% em comparação a 2017. Isso significa que, em conjunto, eles possuem uma média de 223 bilhões de visitas por mês.
Como esperado, o Google está consolidado entre os sites com o maior número de acessos. Enquanto o YouTube teve um crescimento significativo nos últimos três anos, o Facebook perdeu 8,6% das visitas apenas em 2019. Por outro lado, o WhatsApp e o Instagram juntos tiveram um aumento de 74% em acessos por conta dos dispositivos móveis.
Fontes
Categorias