Já faz algum tempo que a Google adicionou ao Docs uma série de modelos de documentos feitos com o objetivo de ajudar o público na criação de todo o tipo de texto – de currículos a redações e muitos outros. A ideia, é claro, acabou se mostrando extremamente útil para boa parte das pessoas que usam o serviço; com exceção, porém, de Casey Baumer.
E por que isso seria um problema para ela? Simples: a Google usou o nome da mulher em vários dos templates dos documentos do Docs. Com isso, vários usuários menos experientes aparentemente pensaram que a pobre jovem havia invadido suas contas de alguma forma – o que, por sua vez, resultou em muitas e muitas reclamações e e-mails raivosos.
O mais curioso de tudo, como é fácil notar, é que as informações ali são obviamente falsas, feitas apenas para como uma referência e com dados simplesmente absurdos.
Obviamente, um texto genérico feito em latim sobre gatos é algo que você pensaria pertencer a uma pessoa comum que haqueou seu PC.
Acha que estamos exagerando? Então é só ver alguns casos citados por Casey das mensagens enviadas a ela. Para começar, temos um dos mais engraçados, em que alguém aparentemente achou que a garota teria o trabalho de haquear uma conta só para ter acesso a um serviço que ela teria de graça simplesmente fazendo uma conta da Google:
“Eu sei que você haqueou meu Google Docs para fazer seu currículo por favor pare”
Já nesse caso, dá até para sentir o desespero da pessoa:
“Eu não tenho ideia de quem você é mas seu nome está na minha página do Google Doc com um currículo eu não quero isso lá e eu tenho que tentar e entender como me livrar das páginas agora. O que há de errado com você”
Obviamente, casos de ciúme extremo não ficam de fora:
“Por que o Google Docs do meu marido tem seu nome espalhado inteiro sobre ele?”
Como é possível perceber, muitas cenas parecem bastante engraçadas. Mas convenhamos que, se você tivesse que aguentar situações como essa por dois anos seguidos, a brincadeira eventualmente perderia a graça. E foi exatamente isso o que ocorreu com Casey, que passou a enviar postagens pelas redes sociais em busca de conscientizar o público e, acima de tudo, chamar a atenção do caso para a Google.
Felizmente, o pedido de ajuda da jovem deu certo, e um porta-voz da gigante informou que os modelos usados no Google Docs estão atualmente sendo atualizados sem o nome de Casey. Vamos torcer que o novo título escolhido seja algo que deixe mais claro se tratar apenas de um exemplo.
Categorias