Baixaki - Milhares de apps e jogos para você
Google Earth
Verificado

Google Earth

Explore qualquer região do nosso planeta, e até mesmo da Lua, com o Google Earth

Windows
23.73
-
23.73Bandeira do Brasil

Explore qualquer região do nosso planeta, e até mesmo da Lua, com o Google Earth

Sobre o App

Avatar de: Ana Paula Pereira

Por Ana Paula Pereira

Atualizado em 22/12/2023 16h00min

Viaje pelo mundo através da tela de seu computador. O Google Earth fará você imergir no globo terrestre como você nunca viu antes. Saiba mais informações sobre o software abaixo e veja de que maneira instalá-lo em seu computador. 

Vista do golden gate park através do google earth

O que é o Google Earth?

O Google Earth é um modelo virtual do globo terrestre tridimensional desenhado pela empresa norte-americana Google. Criado a partir de imagens de satélites, fotos aéreas e GIS 3D, é possível explorar uma série de lugares pelo mundo de forma detalhada com esse software.

Além disso, o Google Earth é utilizado por diversos profissionais na geração de mapas e imagens de satélites. Ele foi desenvolvido em 2001 pela empresa Keyhole, Inc com o nome de Earth Viewer. No entanto, em 2004 foi adquirido pela Google, que reformulou todo o software e o batizou com o seu nome atual.  

Apesar de possuir algumas funcionalidades similares, o Google Earth é um software muito mais complexo que o Google Maps, um outro serviço disponibilizado pela empresa. 

Como usar o Google Earth?

Após baixar e instalar em seu computador, abra o Google Earth. Na página inicial, você irá se deparar com o planeta terra e poderá movê-lo com o mouse, passando pelos polos e continentes. 

Para acessar uma determinada localização é possível digitar o nome na barra de pesquisa localizada no canto superior esquerdo da tela ou, caso você saiba onde ela se localiza, colocar o mouse sobre a região e aproximar com o zoom através da esfera do dispositivo. 

Como colocar coordenadas no Google Earth?

Caso você queira localizar as coordenadas de uma determinada região, basta passar o mouse sobre o local. As informações serão exibidas de forma automática no canto inferior direito de sua tela. 

Se desejar, também é possível fazer a busca de um local através das coordenadas. Coloque as informações na barra de pesquisa do software e clique na tecla “Enter” do seu teclado.

Como baixar e instalar o Google Earth?

O Google Earth está disponível aqui, no Baixaki. Siga o passo a passo para baixar o software em seu dispositivo e comece a aproveitar todos os benefícios do seu uso.

- Clique em “Baixar” e você será redirecionado para uma nova página e o download deverá iniciar em 10 segundos.

- Caso o download não inicie, clique em “Clique para iniciar o download” e aguarde até que o Google Earth seja descarregado em sua máquina.

- Após o software ser baixado em seu PC, localize-o e clique duas vezes sobre o arquivo para que a instalação seja iniciada. 

- Na primeira página, selecione "português" como idioma e clique em “OK” para avançar na instalação. Caso apareçam novas caixas de perguntas, faça o mesmo procedimento e aguarde a instalação do software. 

- Quando chegar ao fim, clique em “Finalizar” para que o programa seja aberto. 

- Agora você já pode explorar diversas regiões do planeta com o uso do Google Earth.

Ferramentas de navegação

Ao abrir o Google Earth pela primeira vez, a quantidade de ferramentas presentes no programa pode fazer com que ele pareça mais complexo do que realmente é. Basicamente, a tela está dividida em duas porções. No lado esquerdo, estão disponíveis as ferramentas de busca, exibição de lugares e galerias do aplicativo.

Tela de navegação do google earth

No lado direito, você encontra o globo propriamente dito, uma pequena barra de ferramentas e os comandos para a navegação. Para mover um ponto no mapa, você pode “arrastar” com o mouse até o local desejado (sem limitação de direção). Se você quiser utilizar a ferramenta de zoom, basta mover o scroll do mouse (para cima para afastar ou para baixo para aproximar).

Como uma forma alternativa, é possível utilizar o comando presente na tela, na parte superior direita do globo. A primeira ferramenta (que possui o desenho de um olho) é exclusiva para a visualização, e você pode “arrastar” o “N” presente nela para definir o norte ou mover o círculo para mudar a direção na qual você está visualizando determinado ponto.

A segunda ferramenta, com o símbolo de uma “mãozinha”, serve para mover o mapa, clicando nas setinhas disponíveis nela. Logo abaixo, há uma barra de rolagem que aumenta ou diminui o zoom.

Encontre uma região ou obtenha um roteiro no Google Earth

Caso você queira explorar uma cidade específica, muitas vezes é mais fácil encontrá-la utilizando o mecanismo de busca do que “arrastando” a imagem até a região desejada. Para isso, basta digitar o lugar desejado no campo presente na parte superior esquerda da tela e clicar em “Pesquisar”.

Tela de navegação do google earth

Feito isso, o mapa é movido até que você chegue ao lugar solicitado. O campo aceita desde um endereço específico até apenas o nome da cidade, do estado ou do país desejado, por exemplo. Além disso, também é possível localizar empresas ou serviços específicos inserindo o nome do estabelecimento ou uma palavra-chave e uma região (como “pizza em Curitiba”).

Na lateral esquerda do sistema, você pode também fazer o cálculo de um roteiro entre dois pontos clicando em “Obter rotas”. Feito isso, basta inserir o endereço de partida no primeiro campo, o de destino no segundo e clicar no botão disponível.

Então, o seu trajeto é automaticamente exibido no mapa com as direções a serem seguidas. Esse percurso também é detalhado por escrito na lateral esquerda da tela para ajudar a compreensão das orientações encontradas.

Acessando o Street View e o nível de solo

O Google Street View é o serviço que mostra a cidade por meio de fotos capturadas por carros, drones, bicicletas, motos, mochilas e outros aparatos especiais. Além de ter acesso a essas fotografias pela internet, você também pode abri-las diretamente no Google Earth. Esse serviço não está disponível para todas as regiões, então o primeiro passo para acessá-lo é encontrar o local desejado.

Em seguida, verifique se o boneco amarelo que representa o Street View aparece na lateral direita da tela. Se for o caso, basta “arrastá-lo” até o ponto do mapa que você deseja visualizar com detalhes. Feito isso, a visualização é imediatamente modificada, exibindo o mapa da região por meio das fotografias coletadas pela Google.

Tela de navegação do google earth

Enquanto o programa estiver conectado com o Street View, você pode alternar entre a visualização no nível do solo e a observação das fotografias, permitindo o reconhecimento mais detalhado de cada região da cidade que você está explorando. Vale apenas lembrar que para a visualização de construções em 3D você deve confirmar a seleção da camada “Construções em 3D” na parte inferior esquerda da tela.

Passeio turístico pelo Google Earth

Para utilizar essa função é preciso estar com a pasta “Passeio aos pontos turísticos”, no painel esquerdo da tela, selecionada.

Feito isso, logo abaixo do mapa são mostrados vários pontos turísticos de diversas regiões. Aqui, não há segredo: basta clicar em qualquer um deles para que ele seja imediatamente aberto no mapa.

Voyager

Em comemoração aos 10 anos de existência do Google Earth, a Gigante das Buscas implementou algumas novas funcionalidades ao programa. Todas elas se resumem basicamente no recurso conhecido como Voyager, o qual tem a missão de facilitar a exploração dos mais distintos locais do planeta.

Tela de navegação do google earth

Em determinados lugares, você pode usar o Street View para percorrer áreas internas de edificações, podendo visitar museus, teatros, memoriais e muito mais sem sair da sua cadeira. Mais do que isso, é possível sobrevoar as principais cidades do mundo olhando para elas com uma perspectiva tridimensional — conteúdo esse formado por imagens com aspectos fotorrealistas.

E isso não é tudo. Com o Voyager, você consegue identificar rapidamente quais áreas do globo terrestre tiveram suas capturas de satélite publicadas ou atualizadas recentemente.

Mas a função com maior apelo visual, sem dúvida, é a “Visualização do Google Earth”. A ferramenta disponibiliza mecanismos para que você descubra paisagens exuberantes em todos os continentes e oceanos. Ao todo, são mais de 1.500 imagens especialmente capturadas para essa funcionalidade, incluindo praia, desertos, montanhas, florestas e cidades.

Tela de navegação do google earth

Diferentes das demais funções mencionadas anteriormente, essa pode ser visualizada diretamente da página online do Google Earth (clique aqui para acessá-la) ou através de um complemento para o Google Chrome — extensão que pode ser baixada aqui.

Visite a Lua e Marte com o Google Earth

Quando você usar o Google Earth, saiba que as suas experiências não precisam se limitar ao nosso planeta. Observe que há um botão na barra de ferramentas do programa com o ícone de um planeta. Ao clicar nele, há os lugares que você pode observar (Terra, céu, Marte e Lua) e, para mudar a exploração para outra superfície, basta selecioná-la.

Feito isso, o seu novo mapa é carregado na tela, e o mecanismo de visualização é bem semelhante àquele que apareceria se você estivesse observando o globo do planeta Terra.

Tela de navegação do google earth

Atualização do Google Earth

O Google Earth é uma poderosa ferramenta de informação, atualizada com bastante frequência, mas que ainda parece não ser muito popular por aí. A Google está ciente disso e vem fazendo esforços para divulgar sua plataforma. A mais nova investida é muito boa e aposta em um ícone do passado: um jogo que usa a própria interface do Chrome, Android e iOS para encontrar a superladra Carmen Sandiego.

“Where in Google Earth is Carmen Sandiego” foi produzido em colaboração com a editora Houghton Mifflin Hartcourt, criadora do clássico “Where in the World is Carmen Sandiego”, que, a partir de meados dos anos 80, tornou-se uma referência em títulos de mistérios no Apple II e nos primeiros IBM PCs.

Opinião dos editores

O Google Earth se mostra como um excelente software, tanto para o uso profissional, como para atividades do dia a dia. Seus gráficos são impressionantes e é possível ver com detalhes mesmo alguns lugares inóspitos do planeta terra.

No entanto, PCs com hardwares um pouco mais limitados podem enfrentar travamentos em determinados momentos, visto que se trata de um programa relativamente pesado.

As aparências enganam

Embora o programa possa parecer intimidador em um primeiro momento, especialmente pelo grande número de ferramentas disponíveis, após algum tempo de uso você já percebe que ele é bem mais simples do que parece. As principais opções são exibidas na forma de botão ou controles, diretamente na área de visualização, de maneira a deixar mais fácil encontrá-las.

Da mesma forma, na lateral esquerda da tela, tanto o espaço para as pesquisas quanto as demais ferramentas são bem organizados, fazendo com que mesmo quem nunca tenha utilizado o programa não encontre maiores dificuldades para fazê-lo. As funções de visualização do nível do solo ou Street View também são facilmente acessadas.

Isso porque basta você aproximar o mapa e utilizar o boneco já tão conhecido do Google Maps, o que certamente trará familiaridade para quem estiver usando o aplicativo.

Ultrapassando os limites do planeta

Outro aspecto positivo está na possibilidade de visualizar a Lua e o planeta Marte. Dessa forma, além de você poder “passear” por qualquer parte do globo terrestre, também é possível alcançar lugares que seriam praticamente impossíveis de se “fazer uma visita”. A ferramenta de roteiros também é idêntica àquela presente no Google Maps, e é muito intuitiva.

O ponto negativo do programa fica por conta do seu peso. Como possui muitas funções e modos de visualização diferentes, ele acaba exigindo muitos recursos do seu computador. Por isso, máquinas com um pouco menos de potência gráfica podem ter muita dificuldade para conseguir rodar tudo o que o Google Earth oferece.

Mesmo assim, o aplicativo não perde seu encanto e é uma ótima alternativa para quem gosta de explorar territórios, conhecer lugares novos ou ver melhor as atrações da sua cidade.

Ler mais

Prós

Icone Prós
  • Visualização de mares e oceanos
  • Gravação de vídeos com os passeios
  • Visualização da Lua, Marte e das constelações
  • Integração com o Street View e com o Maps

Contras

Icone Contras
  • Exigente em termos de hardware

Notícias

Outros apps da Google Inc.

Informações Técnicas

  • Plataforma

    Windows
  • Instalações

    38 milhões
  • Tamanho do app

    23.73
  • Requisitos

    Windows
  • Lançado em

    27/07/2018
  • Oferecido por

    Google Inc.