A fabricante HMD Global, atual detentora da marca Nokia, estaria prestes a reviver uma icônica linha de dispositivos móveis. É a família Lumia de celulares, que por anos foi a principal "casa" do Windows Phone.
Relatórios obtidos pelo site ITHome indicam que a companhia está disposta a lançar uma versão modernizada do Lumia, com especificações técnicas atualizadas e o Android como sistema operacional. Essa seria uma forma de homenagear os aparelhos, assim como o relançamento de modelos antigos da Nokia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Imagens publicadas pela página são supostamente as primeiras artes vazadas do dispositivo, que deve ser lançado em quatro cores vibrantes.
Uma das artes do novo suposto Lumia da HMD Global.Fonte: ITHome
A família Lumia de dispositivos foi lançada originalmente em 2011 e marcou época. Dois anos depois, a Microsoft comprou a divisão mobile da Nokia e passou a comercializar ela mesma os dispositivos.
Porém, a liderança de Android e iOS não foi ameaçada pelo Windows Phone ao longo dos anos. Por volta de 2017 e sem muito alarde, a linha de aparelhos foi descontinuada pela Microsoft.
A própria HMD Global, entretanto, parece ter desistido de usar a marca finlandesa na maior parte dos seus dispositivos. Ela agora tem uma linha própria e só vai usar o nome da Nokia em lançamentos pontuais.
Os rumores do retorno do Nokia Lumia
O design tradicional desses modelos, chamado de Fabula, será replicado no atual modelo com algumas mudanças. A expectativa é de que o dispositivo seja apresentado em julho de 2024 pela HMD Global.
O design Fabula, retangular e com bordas visíveis.Fonte: ITHome
Apenas o codinome "Tomcat" foi revelado e o nome Lumia dificilmente será aproveitado, já que não faz parte do catálogo de patentes adquirido pela HMD Global.
Pelas características de tela e desempenho, o modelo se encaixa no mercado dos intermediários premium.
Especificações técnicas
- Sistema operacional: Android 14
- Tela: AMOLED Full HD+ com taxa de atualização de 120 Hz
- Processador: Qualcomm Snapdragon 7s Gen 2
- RAM: 8 GB
- Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
- Câmeras traseiras: 108 MP com estabilização óptica de imagem, ultra-wide esensor de profundidade
- Câmera frontal: 32 MP
- Bateria: 4.900 mAh
Ainda segundo os rumores, o modelo terá certificação de impermeabilidade IP67, tecnologia NFC de aproximação, dois alto-falantes e a entrada tradicional para fones de ouvido de 3,5 mm.
- Leia também: 10 sistemas operacionais mobile que fracassaram
O modelo terá ainda a tecnologia OZO de áudio e PureView de fotografia, aproveitando recursos modernos da própria HMD Global.
Categorias