A lista de celulares 5G homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) chega a mais de 100 modelos nesta segunda-feira (9), pouco mais de seis meses após a tecnologia estrear no Brasil. O relatório oficial indica os dispositivos mais confiáveis para se conectar às novas redes.
Conforme o órgão, o número total de telefones compatíveis com o 5G no Brasil é de 102 aparelhos, dados referentes aos primeiros dias de 2023. A lista, lançada no ano passado, passa por atualizações constantes, à medida que mais aparelhos recebem a certificação oficial.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Na listagem, a Samsung aparece como a fabricante que tem a maior quantidade de smartphones 5G homologados pela Anatel no momento. São 32 modelos aptos a se conectar às redes de altíssima velocidade, baixa latência e conexão mais estável, encabeçados pela série premium mais recente, Galaxy S22.
A lista de celulares 5G homologados é atualizada pela Anatel.Fonte: Anatel/Reprodução
A segunda posição é ocupada pela Motorola, que possui 19 celulares com suporte à tecnologia atualmente liberados para venda no mercado nacional. Fechando o pódio, aparece a Apple, com 13 versões do iPhone compatíveis, incluindo o iPhone 14 e as suas variantes lançadas em setembro do ano passado.
Lista atualizada de celulares 5G homologados
Na lista atualizada de celulares 5G homologados pela Anatel, aparecem as seguintes fabricantes:
- Samsung: 32 celulares 5G
- Motorola: 19 celulares 5G
- Apple: 13 celulares 5G
- Xiaomi: 11 celulares 5G
- Asus: 8 celulares 5G
- Realme: 6 celulares 5G
- TCL: 2 celulares 5G
- HMD Global (Nokia): 1 celular 5G
- Lenovo: 1 celular 5G
- Positivo: 1 celular 5G
- Zebra Technologies: 1 celular 5G
Em relação aos modelos de smartphone homologados para o 5G pelo órgão, a lista é composta principalmente pelos telefones top de linha das marcas citadas, mas há também alguns dispositivos de ficha técnica intermediária. A lista completa e atualizada pode ser conferida no site da Anatel.
Segundo a agência reguladora, a homologação é “pré-requisito ao uso e comercialização do produto no Brasil”. Dessa forma, a pessoa interessada em comprar um celular 5G deve ficar atenta ao código de homologação encontrado no chassi do dispositivo ou no manual, além de consultar sua operadora sobre a compatibilidade daquele modelo com a nova rede.
Categorias