Uma nova patente registrada pela Xiaomi no final de 2018 apresenta um sistema de lentes de periscópio. O projeto foi aprovado no início deste mês e ainda não tem prazo para ser introduzido nos smartphones da empresa.
De acordo com as informações da patente, o sistema deve conter um mecanismo com uma câmera principal e, pelo menos, uma lente de periscópio complementar, posicionada perpendicularmente à principal. Isso permite que o sistema de zoom funcione pela refração da luz. Assim, nem o smartphone, nem a câmera precisariam ser maiores para garantir uma maior variação do zoom.
Duelo com rivais
Tanto a Oppo quanto a Huawei já incluíram um sistema de lentes de periscópio em alguns de seus smartphones. O Huawei P30, por exemplo, tem zoom óptico de 5 vezes e digital de 50 vezes, conseguindo manter a qualidade das imagens mesmo com ampliação máxima.
Nenhuma informação técnica sobre a câmera foi divulgada até o momento; porém, como os modelos atuais das concorrentes apresentam distância focal que varia entre 125 mm e 135 mm, é de se esperar que os próximos smartphones da Xiaomi sigam esse padrão.
Embora não seja possível afirmar em qual dos próximos smartphones a Xiaomi irá usar essa nova tecnologia de câmera, especula-se que a empresa possa implementar o sistema na série Mi MIX. Ainda não foram divulgados oficialmente muitos detalhes sobre as especificações do Mi MIX 4, mas não é improvável que o smartphone seja o primeiro a chegar com as lentes de periscópio, visto que se trata de um dos principais modelos da Xiaomi.
Fontes
Categorias