O VAR é um sistema de suporte de vídeo que criado para ajudar a identificar impedimentos durante uma partida de futebol. A equipe VAR é formada por 1 árbitro de vídeo principal e 3 assistentes, que auxiliam o árbitro de campo nas marcações.
Na Copa do Mundo, foi usado pela primeira vez em 2018 na Rússia, mas o VAR também está presente no Mundial de 2022 no Catar. Só que neste ano, o uso de recursos tecnológicos modernos tornam o sistema de vídeos mais exato na identificação de jogador impedido.
Como funciona o VAR nos jogos da Copa do Mundo 2022?
A tecnologia da FIFA detecta 29 pontos do corpo de cada jogador e a movimentação da bolaFonte: FIFA/ Divulgação
Durante a Copa do Mundo 2022, o VAR usará um conjunto de tecnologia que possibilita a marcação de impedimento semiautomático. O sistema tecnológico conta com o suporte da Inteligência Artificial para acelerar o tempo de marcação e garantir a precisão.
Segundo a FIFA (Federação Internacional de Futebol), foram instaladas 12 câmeras em cada estádio onde acontecerão as partidas do Mundial que são capazes de captar os movimentos da bola e até 29 pontos do corpo de cada jogador em campo.
É interessante dizer que esses equipamentos usam o machine learning (aprendizado de máquina) para aperfeiçoar o desempenho constantemente.
Além disso, no centro da bola da Copa do Catar, a Al Rihla, há sensor de movimento de unidade de medição inercial (IMU) de 500Hz, que detecta cada toque e envia a informação para a sala VAR 500 vezes por segundo.
Assim, sempre que o sistema tecnológico rastrear que houve um possível impedimento, os árbitros na sala de operação do VAR vão receber um alerta e analisar as imagens. Quando comprovado, repassam para o árbitro de campo.
Porém, é importante destacar que a decisão final fica sob a responsabilidade do árbitro de campo. Se ele confirmar a situação de impedimento, uma animação em 3D demonstrando o lance é transmitida para os espectadores.
Quando o VAR é usado durante o Mundial 2022?
O VAR auxilia, principalmente, na marcação de jogador impedidoFonte: FIFA/ Divulgação
A equipe de VAR auxilia o árbitro de campo durante as marcações de impedimento. Porém, essa não é a única situação, o VAR também é usado para:
- Validar a marcação de pênalti;
- Confirmar incidentes que levam a aplicação direta de um cartão vermelho;
- Verificar a identidade de um jogador envolvido em penalidade.
Agora, você já sabe para que serve e como funciona o VAR durante a Copa do Mundo 2022 e é já pode se preparar torcer bastante em cada partida. Pensando nisso, você sabia que pode assistir os jogos pelo aplicativo FIFA+? Aproveite!
Categorias