Quem ama O Senhor dos Anéis sabe que uma das marcas da obra do escritor britânico J. R. R. Tolkien são suas ricas ilustrações, as quais ajudam os fãs a enxergar a Terra Média.
Por muitos anos, as animações do americano Ralph Bakshi foram a única forma de mergulhar visualmente no livro, mas há outras ilustrações incríveis que inspiraram o diretor Peter Jackson na criação dos cenários dos filmes.
Neste texto, falamos um pouco das obras de Alan Lee, John Howe, Ted Nasmith e dos irmãos Hildebrandt — os mais reconhecidos ilustradores da obra de Tolkien.
1. Irmãos Hildebrandt e seus calendários fantásticos
(Fonte: Tumblr)Fonte: Tumblr
Greg e Tim Hildebrandt foram dois artistas norte-americanos que criaram calendários sobre a obra de J. R. R. Tolkien nos anos 1970. Eles ilustraram várias passagens dos livros, a partir de seu estilo, que priorizava menos o realismo e mais sua estética autoral bastante característica.
Recentemente, a obra dos ilustradores foi reorganizada e lançada inclusive no Brasil, em um livro escrito por Gregory Hildebrandt Jr., filho de Greg — e que chegou a posar como modelo para várias telas pintadas por eles, como se fosse um hobbit.
2. Alan Lee: o principal ilustrador de Tolkien
(Fonte: Twitter)Fonte: Twitter
O artista plástico americano Alan Lee é considerado por muitos fãs o principal ilustrador da obra de Tolkien. Sobre suas produções, o diretor Peter Jackson disse: “sua arte capturou o que eu esperava capturar com os filmes”.
Lee foi o principal consultor gráfico da trilogia, e influenciou as ilustrações que viriam depois de seu trabalho. Nesta imagem, por exemplo, ele representa a cena da sociedade em frente aos portões de Moria.
(Fonte: Twitter)Fonte: Twitter
Já nesta imagem, Lee representa Frodo, Sam e Gollum na frente do Portão Negro, enquanto as tropas de Sauron chegam. O ângulo, inclusive, é o mesmo que foi usado na cena filmada por Peter Jackson.
(Fonte: Twitter)Fonte: Twitter
Lee ainda ajudou na construção dos cenários dos filmes, incluindo a criação de objetos e armas para os atores. Uma curiosidade: seu envolvimento com a franquia foi tão grande que ele chegou a aparecer em dois filmes.
Lee está na sequência de abertura de A Sociedade do Anel (2001) como um dos nove reis dos homens que se tornam os Nazgûl; já em As Duas Torres (2002) ele faz um soldado de Rohan no arsenal, e aparece sobre o ombro de Aragorn quando ele fala com Legolas em élfico.
(Fonte: Tolkien Talk)Fonte: Tolkien Talk
Em 2021, foi lançada no Brasil uma edição de colecionador que junta todos os livros e ainda inclui as ilustrações de Alan Lee. A grandiosa obra traz também um pôster dobrável que amplia a famosa arte da capa. Um trabalho impecável!
3. Ted Nasmith: um fã de Tolkien desde a adolescência
(Fonte: Twitter)Fonte: Twitter
O canadense Ted Nasmith é outro ilustrador famoso por sua interpretação da obra de Tolkien. Ele conheceu O Senhor dos Anéis aos 14 anos, quando sua irmã mais velha lhe apresentou a obra, enquanto ainda estava no Ensino Médio.
Desde então, ficou obcecado pela obra. “Abriu-se em mim um amor adormecido de tempos perdidos e enevoados, mitos e lendas”, declarou em 2002. Quando era adolescente, Nasmith enviou cópias do seu trabalho para Tolkien. E, para sua surpresa, ele recebeu uma resposta do escritor.
Os retornos dados por Tolkien tinham tanto elogios quanto algumas considerações — como de que Bilbo Bolseiro parecia meio infantil. Isso o levou a reformular suas ilustrações para que ficassem mais próximas daquilo que o autor imaginava.
(Fonte: Pinterest)Fonte: Pinterest
Nasmith teve quatro artes suas selecionadas para o calendário de J. R. R. Tolkien de 1987. Em 1990, ele publicou um calendário completo, e continuou produzindo artes para os livros — como as capas para as edições de bolso de O Senhor dos Anéis e O Hobbit.
O artista também foi convidado para auxiliar nos cenários dos filmes de Peter Jackson, mas teve que recusar por questões pessoais. Contudo, sua influência é visível na concepção gráfica da obra.
4. John Howe: um olhar medieval para a Terra Média
(Fonte: Tolkien Gateaway)Fonte: Tolkien Gateaway
O ilustrador canadense John Howe também é reconhecido por conta de seus desenhos icônicos sobre a obra de Tolkien. Ao lado de Alan Lee, ele trabalhou na arte conceitual dos filmes O Senhor dos Anéis e O Hobbit.
Sobre seu trabalho no universo de Tolkien, Howe já declarou: “ilustrar Tolkien significa andar cautelosamente, mergulhando o pincel na sombra e enxaguando-o na luz. Batalha e equilíbrio, pelo caminho impossível entre o claro e o obscuro”.
(Fonte: Fantástica Cultural)Fonte: Fantástica Cultural
Alguns fãs do livro criticam o trabalho de John Howe, pois ele lançaria um olhar medieval europeu sobre a Terra Média — enquanto tal ambiente estaria mais próximo de uma representação da Grécia Antiga ou do Egito Antigo.
Porém, há também os que defendem que a interpretação do autor seria precisa, uma vez que o período medieval na Europa se seguiu à queda do Império Romano.
É fã do universo de J. R. R. Tolkien? Então confira os demais artigos do TecMundo sobre essa fantástica história e como saber se os Pés-Peludos são a mesma coisa que os Hobbits. Boa leitura!
Categorias