No final de dezembro, o filme Não Olhe Para Cima estreou na Netflix com uma narrativa para lá de satírica da vida real. Com um elenco recheado de estrelas — incluindo Meryl Streep, Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence — a trama acompanha dois astrônomos que descobrem um meteorito que destruirá o planeta Terra em poucos meses. Ao tentar alertar a humanidade, porém, eles se veem em uma situação tragicamente cômica.
Ao longo do filme, muitos espectadores notaram certas semelhanças de personagens com personalidades da atualidade. Streep vive a presidente dos Estados Unidos Janie Orlean; Jonah Hill dá vida ao seu filho, Jason, o chefe de gabinete presidencial; já Cate Blanchett e Tyler Perry dão as caras como dois repórteres despreocupados e sensacionalistas.
Um dos personagens que mais chamam a atenção, porém, é Peter Isherwell (Mark Rylance), bilionário e CEO da empresa de tecnologia fictícia BASH. Na trama, ele é a pessoa mais rica do mundo e não se contenta em permanecer com o título apenas no planeta Terra.
acabei de assistir ao Não olhe pra cima
— kwang (@lignawk) January 2, 2022
além de td que há foi dito sobre, achei um bom filme pra vc se atentar ao fato de que o único motivo para jeff bezos e elon musk investirem no espaço é mineração de asteróides, nada mais
esse filme ai nao olhe pra cima me deixo mt mordido me lembro q eu odeio o jeff bezos muito
— coito (@_joaocoitinho_) December 28, 2021
A essa altura o Elon Musk ja deve ter cogitado processar Não Olhe Pra Cima pelo menos umas 12.000 vezes
— Jenny Calamidade ???? (@idkwidby) January 1, 2022
Com um amor estranho por viagens espaciais, Isherwell logo foi comparado a outras personalidades da realidade. Alguns assinantes acreditam ser uma "mistura" de Elon Musk e Jeff Bezos, ambos bilionários com empresas focadas em exploração espacial. No filme, o personagem ignora totalmente os alertas envolvendo o meio ambiente e as mudanças climáticas e prioriza seus luxos pessoais.
Aquela coisa do inventor em dont look up/nao olhe pra cima com suas superinvenções dispendiosas e inúteis é bem o elon musk: carro indestrutível - o martelo quebra o vidro. Garotos isolados numa caverna - mais tempo planejando um dispositivo que fazendo algo com o que tem.
— Bruce Torres (@BruceTorresQED) December 31, 2021
assisti "não olhe para cima" e achei muito foda, a presidente é a versão feminina do Bolsonaro e o carinha da tecnologia parece muito o Elon Musk e o pessoal que não olha pra cima são os negacionistas, antivacina, os caras que não acreditam no aquecimento global etc
— nath (@xvrnath) December 30, 2021
Em outro momento, Isherwell é comparado ao dono da Meta — empresa "mãe" do Facebook — quando sua companhia de telefonia vende dados não consensuais dos clientes.
quem assistiu "não olhe pra cima"
— todo tweet do stag em codigo morse (@stagmorse) January 2, 2022
esse cara da BASH está imitando o Mark Zuckerberg ou é impressão minha
O Peter Isherwell em “Não Olhe pra Cima” (Don’t Look Up), é uma mistura de Mark Zuckerberg (acho que a principal inspiração KK), Elon Musk e Jeff Bezos, né?
— josef (@showsefi) December 27, 2021
O sonho do Markinho se o FacebookPhone tivesse dado certo, graças a Deus não deu KKKKKKKK
E você, o que achou do filme? Encontrou mais referências a personalidades da vida real? Conte nos comentários!
Fontes
Categorias