Na manhã desta sexta-feira (22), foi divulgado pela Fox News que uma pessoa morreu e outra ficou ferida no set de filmagens do filme Rust. Segundo informações da polícia, o ator Alec Baldwin estava utilizando uma arma cenográfica, quando disparou por acidente nas vítimas. Segundo um porta-voz do ator, “houve um acidente envolvendo uma falha de ignição” da arma “de mentira” utilizada nas gravações.
Amplamente utilizadas em Hollywood, as armas cenográficas — também chamadas de “prop guns” — já foram tema de diversas polêmicas ao longo dos anos. Uma falha similar ao ocorrido no set de Rust também matou o ator Brandon Lee, filho de Bruce Lee, durante as gravações do filme O Corvo.
Como funciona uma arma cenográfica?
Resumidamente, as armas utilizadas em gravações de filmes e séries são reais e contam com um certificado especial para que os estúdios trabalhem com elas. A diferença está na bala. Uma arma comum é carregada com um cartucho com pólvora, que sofre uma explosão e dispara o projétil. Nos sets de gravação, por outro lado, são utilizadas balas de festim, que garantem o barulho do tiro, mas sem disparar nada.
A vítima Halyna Hutchins, diretora de fotografia, no set de Rust. (Fonte: Instagram/Reprodução)
Já em peças de teatro, na maioria das vezes, são utilizadas réplicas com dispositivos de segurança ou até mesmo não operáveis, para impedir situações como a de Baldwin. No caso do ator, ainda não se sabe o que pode ter causado o disparo fatal. A situação será investigada pela perícia.
Caso Brandon Lee
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que uma pessoa morre por falhas em armas cenográficas. O caso mais famoso ocorreu quando o ator Michael Masse, também por acidente, atirou e matou Brandon Lee, filho de Bruce Lee, no set de O Corvo.
A arma cenográfica havia sido utilizado com munição real durante a gravação de algumas cenas e parte de um projétil acabou ficando presa no cano do revólver. O detalhe acabou passando despercebido durante a limpeza e inspeção da arma, o que foi fatal.
Fontes
Categorias