Chuck Palahniuk pode ser um nome que você não reconheça logo de cara se não for muito ligado a livros. Porém, é um fato que o filme Clube da Luta (Fight Club) é um sucesso e foi baseado no livro homônimo do autor, que é especialista em histórias que mexem com a sua cabeça (e estômago!).
O autor é norte-americano e seu primeiro livro lançado já foi o incrível Clube da Luta (em 1996), que deu origem ao filme com Brad Pitt, Helena Bonham Carter e Jared Leto. Após isso, Chuck lançou diversos outros livros igualmente incríveis e que tiram o leitor da zona de conforto.
Confira uma lista com alguns dos melhores livros de Chuck Palahniuk para que você conheça mais do escritor:
7. Snuff
(Fonte: Rocco/Divulgação)Fonte: Rocco/Divulgação
Em Snuff (Snuff), Chuck aborda a desilusão, a solidão, esperança e a busca de afeto em um local inesperado: a indústria de filmes pornô. Nesse livro, uma atriz de filmes adultos em decadência busca o seu retorno triunfal batendo um insólito recorde: transar com 600 homens em um curto período.
O livro mostra a agonia, a espera de cada um dos voluntários e a busca por um momento de reconhecimento, enquanto terão alguns segundos de tela com a estrela. Como todo livro de Palahniuk, a história tem uma boa dose de ironia e cenas que te deixarão desconfortável e reflexivo.
Livro Snuff, Chuck Palahniuk
Temas que provocam e incomodam o leitor são a especialidade do americano Chuck Palahniuk.Snuff, fala sobre desilusões, solidão, esperança e a busca por afeto em um cenário insólito: os bastidores da indústria de cinema pornográfico.
6. Assombro
(Fonte: Leya/Reprodução)Fonte: Leya/Reprodução
Em Assombro (Haunted) você terá várias histórias dentro da mesma. O livro acompanha um grupo de autores que aceitou participar de uma espécie de reality show de sobrevivência, no qual o "big boss" irá controlar a comida, eletricidade, água, etc.
Enquanto isso, os autores devem escrever as melhores histórias das suas vidas. Na medida que a situação fica cada vez pior, os contos, que o leitor acompanha também, vão se tornando mais e mais extremos, mostrando que algo está bem errado naquela situação.
Livro Assombro, Chuck Palahniuk
"Chuck Palahniuk em estado puro. Você não será mais o mesmo após ler este livro. Assombro é um romance de histórias construído a partir de 23 contos horripilantes, divertidos e de virar o estômago.
5. No Sufoco
(Fonte: Leya/Reprodução)Fonte: Leya/Reprodução
Em No Sufoco (Choke), Victor Mancini é um golpista. Ele vai a restaurantes chiques, finge se engasgar e, assim, a pessoa que o salva começa a se responsabilizar por ele, mandando cheques mensalmente. Só que esse mesmo golpe é praticado centenas de vezes. Logo, seu dinheiro não tem fim.
Victor utiliza o dinheiro para pagar a casa de repouso da sua mãe, cujo Alzheimer esconde um segredo macabro sobre a concepção do personagem. Além disso, Victor tem amigos bizarros, que trabalham com ele em um parque temático, causando, é claro, bastante desconforto no leitor!
Livro No Sufoco, Chuck Palahniuk
No Sufoco é Clube da Luta para os sexólatras. Um escritor maravilhoso com uma visão crua dos males contemporâneos, pontuado por momentos de absurdo e bizarro New York Times Palahniuk demonstra mais uma vez a fé no dogma de que, para as coisas ficarem melhores, primeiro elas têm que piorar.
4. Sobrevivente
(Fonte: Leya/Divulgação)Fonte: Leya/Divulgação
Tender Branson sequestra um avião e decide se matar. Mas, enquanto o avião possuir combustível, ele resolve contar a história de sua vida para a caixa-preta numa tentativa de explicar como diabos um sujeito decadente como ele quase se transformou em uma celebridade religiosa.
Sobrevivente (Survivor) busca ser uma história cheia de ironia e sarcasmo, que usa como cenário um país que tropeça em seus próprios valores e onde qualquer um pode virar modelo de qualquer coisa.
Livro Sobrevivente, Chuck Palahniuk
Tender Branson sequestra um avião e decide se matar. Mas, enquanto o avião possuir combustível, ele resolve contar a história de sua vida para a caixa-preta, numa tentativa de explicar como diabos um sujeito decadente como ele quase se transformou em uma celebridade religiosa.
3. Cantiga de Ninar
(Fonte: Rocco/Divulgação)Fonte: Rocco/Divulgação
Em Cantiga de Ninar (Lullaby - A Novel), você acompanha o narrador Carl Streator, um jornalista que pesquisa uma sequência de mortes súbitas de bebês. Na sua pesquisa, Carl descobre que os bebês morrem sempre após ouvir os versos da página 27 de um livro de histórias de ninar antigo. O protanista, bem, resolve testar a tal cantiga.
Streator lê os versos para o seu chefe para saber se dá certo: e dá. A partir daí, o protagonista se torna um serial killer e começa a se questionar sobre deus, livre arbítrio e todas as coisas.
Livro Cantiga de Ninar, Chuck Palahniuk
O nome deste livro parece sugerir inocência. Mas como o escritor em questão é Chuck Palahniuk, o que se tem aqui é o mais puro humor negro – a Cantiga de ninar a que o título se refere é uma canção relacionada à morte de inúmeras pessoas, especialmente de bebês.
2. Monstros Invisíveis
(Fonte: Rocco/Divulgação)Fonte: Rocco/Divulgação
Em Monstros Invisíveis (Invisible Monsters), a jovem Kay, uma modelo em ascensão está passeando de carro quando toma um tiro de fuzil e, simplesmente, perde o seu maxilar. Desfigurada e sem ideia do que será seu futuro, enquanto se recupera no hospital, Kay conhece Brandy Alexander, uma figura carismática, que aguarda sua cirurgia de redesignação sexual.
Os dois resolvem partir juntos em busca da irmã de Brandy, que está desaparecida, tentando encontrar novos sentidos nas suas vidas.
Livro Monstros invisíveis, Chuck Palahniuk
Em Monstros invisíveis, Chuck Palahniuk, novamente destila suas ácidas críticas à sociedade moderna, com muito bom humor e sarcasmo.
1. Clube da Luta
(Fonte: Leya/Divulgação)Fonte: Leya/Divulgação
Claro que Clube da Luta (Fight Club) não poderia ficar de fora desta lista. O livro mais famoso de Chuck Palahniuk fala sobre esse Clube idealizado por Tyler Durden, um homem encontrado pelo narrador da historia, que não possui nome, e que está em busca de algo que cure a sua insônia.
Tyler e o Narrador se aproximam e, juntos, passam a ver uma forma de viver no mundo longe das regras sem sentido da sociedade. Porém, tudo que está por vir pode deixar a sua mente ainda mais confusa! Só não discuta isso com ninguém, afinal, a primeira regra é não falar sobre o Clube da Luta.
Livro Clube da Luta, Chuck Palahniuk
A primeira regra é clara: não se deve falar do Clube da Luta. Idealizado por Tyler Duren, o clube é uma forma de viver no limite da sociedade e fora das regras sem sentido.
Qual é o seu livro favorito de Chuck Palahniuk? Você já conhecia as obras do autor? Comente!
Categorias