Quem acha que filmes de terror servem apenas para dar sustos, sem focar muito o desenvolvimento da história, está muito enganado. Para comprovar a profundidade de muitas produções do cinema de terror, separamos uma lista com os melhores filmes do gênero que usam alegorias para retratar problemas complexos e bem interessantes. Confira.
10. Demônio de Neon
O longa conta a história de uma aspirante a modelo que começa a atrair a inveja de pessoas conforme constrói sua carreira. Nicolas Winding Refn, diretor da obra, utiliza o horror e a alegoria para demonstrar as dificuldades que modelos costumam sofrer e faz isso de forma bem original, se compararmos a produção a outras do gênero.
9. Anticristo
Um casal resolve passar um tempo em uma cabana isolada após perder o filho enquanto tenta salvar o relacionamento. No entanto, o marido começa a enxergar elementos estranhos na floresta, e a esposa desenvolve um comportamento sexual violento. O filme de Lars von Trier traz elementos de violência explícita, o que divide a opinião do público, mas ainda assim é aclamado por suas alegorias bem construídas e perturbadoras.
8. A Casa que Jack Construiu
Mais um filme dirigido por Lars von Trier, fã de alegorias no cinema, e que resultou críticas divididas. O filme de terror segue Jack, um serial killer em Washington, nos Estados Unidos, e é uma metáfora do próprio von Trier e de seu trabalho, mas abre espaço para as mais diversas interpretações.
7. O Babadook
Considerado um dos melhores filmes de terror, O Babadook conta a história de uma mãe solteira tentando cuidar do filho sensitivo e que tem muito medo de monstros. Ao longos dos anos, o longa tem sido constantemente analisado como uma alegoria dos transtornos mentais.
6. Aniquilação
Falando sobre melhores filmes de terror, o longa protagonizado por Natalie Portman definitivamente integra esta lista. Quando um grupo de exploradores sai para investigar uma área com possível presença alienígena, embarca em uma história que serve como alegoria para temas diversos, incluindo autodestruição, câncer e a condição humana como um todo.
5. A Bruxa
Apesar de ter uma história direta e de fácil compreensão, ao menos na maior parte, o filme de terror protagonizado por Anya-Taylor Joy tem muitas alegorias. O longa retrata uma família que foi expulsa de sua colônia e começa a sentir forças malignas à espreita na floresta que a cerca.
4. O Sacrifício do Cervo Sagrado
O filme é baseado no mito grego de Eurípedes, em que Agamenon acidentalmente mata um cervo sagrado e, em roca, é obrigado a tirar a vida da filha, Ifigênia. A alegoria é levada ao cinema pela mente brilhante de Yorgos Lanthimos e é representada por um cirurgião, um paciente e sua família que carrega transtornos mentais.
3. Midsommar
Diferente de outros filmes de terror com alegoria, Midsommar tem um significado mais explícito e que chegou a ser comentado pelo diretor Ari Aster. A história, apesar de focar o contato entre um grupo pagão e um culto, foi feita para falar sobre o luto e a necessidade de lidar com relacionamentos que estão se deteriorando. O próprio Aster comentou que gostaria que as pessoas voltassem para a história de Midsommar ao passarem por um término complicado.
2. O Farol
Apesar de ter elementos mais diretos e fáceis de entender, O Farol apresenta muitas alegorias ao mostrar os personagens de Willem Dafoe e Robert Pattinson, guardiões do farol, alcançarem certo nível de loucura. Durante uma tempestade, eles ficam ainda mais isolados, e os pensamentos mais profundos atingem a superfície.
1. Os Outros
Marcado por uma das melhores performances de Nicole Kidman, Os Outros apresenta diversas alegorias ao longo da história, sem que elas necessariamente estejam interligadas. São pequenas metáforas que fazem sentido separadamente enquanto uma mãe solo passa a acreditar que sua casa é amaldiçoada.
Fontes
Categorias