Lançado em 2009, Distrito 9 vai receber uma continuação em breve. A informação foi revelada pelo cineasta sul-africano Neill Blomkamp através de uma mensagem no Twitter.
Batizada de Distrito 10, a sequência está sendo escrita pelo diretor em parceria com o ator Sharlto Copley e a roteirista Terri Tatchell. Segundo a Variety, o trio vem trabalhando no material desde a pausa nas gravações de Inferno, próximo filme de Blomkamp.
Além de roteirista, Sharlto Copley interpretou o agente infectado Wikus van de Merwe.Fonte: IMDB/Divulgação
Usando a ficção científica para falar sobre injustiça social, Distrito 9 faturou US$ 211 milhões na bilheteria mundial. O sucesso rendeu quatro indicações no Oscar 2010, incluindo Melhor Filme e Melhor Roteiro Original.
A trama se inicia em 1982, quando uma nave com milhares de alienígenas pousa em Joanesburgo, na África do Sul. Sem líder, eles se tornam refugiados na Terra e são confinados em uma área chamada Distrito 9.
Trinta anos depois, o acampamento se torna uma favela enquanto o governo sul-africano mantém as criaturas isoladas – agora chamadas de “Camarões”. Então, devido à superpopulação, as autoridades querem transferir os aliens para um novo distrito.
Durante a tentativa de “pacificação”, um agente do governo contrai um vírus que altera seu DNA e o transforma em um dos “camarões”. Assim, ele é obrigado a se esconder no único lugar em que ele tem “semelhantes” ao redor.
Distrito 9 explora a difícil relação entre os humanos e os aliens.Fonte: Consequence of Sound/Reprodução
Realidade influenciando a ficção científica
A metáfora social explorada em Distrito 9 teve inspiração no apartheid na África do Sul durante os anos 1980. Hoje, as tensões raciais continuam em voga e, assim, podem servir de inspiração para a sequência.
Como aponta o ComicBook, Blomkamp pode colocar diversos temas atuais sob a ótica de uma obra de ficção científica. Por exemplo, a morte brutal de um alien por soldados humanos pode desencadear uma reação violenta.
Qual é sua expectativa para Distrito 10? Conte para gente nos comentários!
Categorias