Filmes de terror podem ser uma grande experiência para quem gosta de sentir adrenalina. Entre possessões demoníacas, assombrações e a própria maldade humana, as produções do gênero passearam por muitas temáticas ao longo dos anos.
Confira os 12 longas-metragens que se tornaram clássicos para quem ama sentir calafrios com uma boa história.
1. O Exorcista (1973)
Esse clássico que ainda aterroriza muita gente não podia ficar de fora. O Exorcista conta a história de um jovem padre (Jason Miller) que tenta livrar uma menina de 12 anos (Linda Blair) de uma possessão demoníaca. Inovador, o filme dirigido por William Friedkin fez pessoas passarem mal nas primeiras exibições e levou o Oscar de Melhor Roteiro e Mixagem de Som.
2. Suspiria (1977)
Dirigido por Dario Argento, Suspiria alia uma história sombria com uma fotografia marcante. O filme é centrado em uma academia de dança que esconde segredos assustadores. Em 2018, o longa ganhou uma nova versão por Luca Guadagnino com menos destaque para a estética e mais para o horror.
3. O Iluminado (1980)
Esse é um clássico que mescla cenas perturbadoras com um tom crescente de tensão e insanidade. Dirigido por Stanley Kubrick, O Iluminado acompanha Jack Torrance (Jack Nicholson), que vai trabalhar e morar no isolado Hotel Overlook com a família, e o local acaba o afetando diretamente.
4. Invocação do Mal (2013)
Grande sucesso nos cinemas, esse filme originou uma franquia de terror. Dirigido por James Wan, Invocação do Mal é baseado em fatos e acompanha o casal de investigadores paranormais Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga) na resolução de um caso perturbador.
5. A Bruxa de Blair (1999)
Esse clássico revolucionou a forma de contar histórias no cinema, o que fez que muita gente acreditasse que era real. O longa exibe as filmagens de três jovens que se perdem em uma floresta para investigar a lenda da Bruxa de Blair e se deparam com eventos assustadores.
6. Psicose (1960)
Quem não conhece a icônica trilha sonora desse filme que influenciou a cultura pop? Dirigido por Alfred Hitchcock, o longa mostra a secretária Marion Crane (Janet Leigh) que, depois de uma fuga criminosa, vai parar no Motel Bates com sinistras consequências.
7. Hereditário (2018)
Um clássico moderno, Hereditário deixou muita gente sem dormir com suas cenas perturbadoras. Dirigido por Ari Aster, o filme conta a história de uma família que enfrenta um luto e acaba sendo assombrada por uma presença sobrenatural.
8. Halloween (1978)
Com uma música tema sinistra e inesquecível, esse clássico originou uma franquia enorme. Dirigido por John Carpenter, é centrado em Laurie Strode (Jamie Lee Curtis), que é perseguida pelo assassino Michael Myers na noite de Halloween.
9. O Bebê de Rosemary (1968)
Com a sutileza de uma trilha sonora sinistra e atuações impecáveis, esse filme se tornou um clássico. Dirigido por Roman Polanski, trata de Rosemary (Mia Farrow), uma grávida que precisa lidar com vizinhos inconvenientes e pesadelos crescentes.
10. Babadook (2014)
Com muitas metáforas, é um terror psicológico que equilibra drama e tensão. Dirigido por Jennifer Kent, acompanha uma mulher (Essie Davis) que, após a morte do marido, tem dificuldades de lidar com o filho (Noah Wiseman) até que um livro misterioso aparece na casa e forças malignas passam a aterrorizar a família.
11. Corra! (2017)
Um exemplo de diversidade no terror, esse filme aborda o racismo de forma impactante e tensa. Dirigido por Jordan Peele, conta o caso de um homem negro (Daniel Kaluuya) que vai visitar a família da namorada branca (Allison Williams) em um fim de semana que se torna um verdadeiro pesadelo.
12. A Bruxa (2015)
Um clássico recente, A Bruxa se destaca por priorizar uma atmosfera tensa em vez de apenas jump scares. Dirigido por Robert Eggers, é centrado em uma família que se isola em uma floresta e passa a ser atormentada por forças malignas.
Quer conferir os filmes de terror mais recentes? Confira os melhores de 2020.
Fontes
Categorias