Neste mês de maio, o Pac-Man, um dos jogos mais clássicos da história da informática, completa 40 anos. E nesta sexta-feira (22), a Nvidia publicou que conseguiu recriar o game do zero, usando sua tecnologia baseada em inteligência artificial, chamada GameGAN. Segundo a companhia, o software foi recriado por meio da “observação” de partidas da versão original do game.
Um software observando outro...
A abordagem utilizada pelo GameGAN é simples: uma inteligência artificial é colocada para jogar Pac-Man, enquanto que outras vão observando todo os movimentos das jogadas, durante várias horas, para aprender como o jogo funciona. Depois de acumular conhecimento suficiente, em alguns dias, o processo de recriação do jogo é realizado. Ao todo, foram utilizadas 50 mil partidas do Pac-Man original como “videoaulas” para a IA.
Fonte: Nvidia/ReproduçãoFonte: Nvidia
A empresa ainda explicou todo o treinamento do software foi feito a partir da observação dos pixels gerados pelas jogadas realizadas: não houve análise de código.
Seria como se uma pessoa aprendesse a jogar xadrez somente observando os movimentos de outros jogadores, mas sem ter acesso às regras.
No entanto, essa estratégia não capacitaria o aprendiz a recriar a peças do jogo, nem o tabuleiro. Sendo assim, não se sabe como, exatamente, a IA da Nvidia conseguiu recriar um jogo somente observando como ele funciona.
A suposição mais lógica é a de que a ferramenta foi desenvolvida integrando profundo conhecimento sobre a engine de outros jogos. Dessa forma, ela conseguiu criar “outro jogo”, adaptando as regras observadas em Pac-Man, mais ou menos como num processo de “cópia”. Nesse processo, foram utilizadas quatro workstations equipadas com GPUs Quadro GV100.
A Nvidia informou que o objetivo da companhia com o GameGAN não é recriar ou copiar jogos já existentes, mas criar novos jogos complexos, no nível de GTA 5 ou Red Dead Redemption 2.
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