Depois de 1 ano e meio fora da Google Play Store e liberando o download no Android apenas de forma externa, o fenômeno Fortnite agora está oficialmente disponível na loja do Robô. O jogo da Epic Games foi recentemente disponibilizado para instalação gratuita no serviço, marcando o fim de uma briga quente.
Em março de 2018, a desenvolvedora determinou que o título não seria colocado na loja oficial da companhia por causa das taxas aplicadas pela Google no mobile — mais precisamente, uma fatia de 30% de qualquer aquisição ou microtransação realizada por lá vai para a criadora do Android. A Epic, entretanto, não critica as mesmas práticas adotadas pela Apple na loja de apps e games do iOS.
Como Fortnite tem uma receita que depende muito da venda de itens cosméticos, a companhia deve faturar bastante em cima do game, mas agora terá que dividir parte desses ganhos com a Google. E os números devem aumentar, já que a visibilidade do título também será ampliada.
Mas a disponibilização de Fortnite na loja não deve ser uma boa notícia para todos os usuários: smartphones antigos e menos potentes não são capazes de suportar o jogo, e agora isso fica bem claro antes da instalação, que é negada pela plataforma caso o dispositivo não seja compatível. De qualquer forma, ainda é possível fazer o download direto no site do game.
Segundo a Epic Games, a Google dificultava bastante a vida de desenvolvedores que tentavam ficar de fora da loja, incluindo pop-ups de segurança, problemas propositais de compatibilidade e até classificações hostis de apps terceirizados como malwares. A empresa pediu que a gigante reconsiderasse as altas taxas, mas isso não deve acontecer tão cedo.
Anteriormente, só era possível jogar Fortnite no Android fazendo o download do APK pelo site da própria Epic Games, o que até gerou alguns golpes de apps falsos no Android.
Fontes
Categorias