No Reino Unido, o fotógrafo Sam Rowley venceu o prêmio “Wildlife Photographer of the Year 55: Lumix People’s Choice Award” pela fotografia de dois camundongos brigando por restos de comida. A foto foi registrada em uma das estações de metrô de Londres, e tomou cinco noites de dedicação de Rowley, até que pudesse ser capturada.
O concurso anual de fotografia foi criado pela BBC Wildlife Magazine em 1965. A partir de 1984, o Museu de História Natural do Reino Unido se uniu à revista para realizar o evento, mas depois passou a organizá-lo sozinho.
Ao todo, o concurso recebeu cerca de 48 mil imagens, de fotógrafos de todas as idades e níveis de conhecimento. A foto vencedora, batizada de “Station Squabble” (“Briga na Estação”, em português) ficou entre as 25 finalistas, eleita pelos juízes do evento. A partir daí, ela entrou em votação pública e conseguiu o primeiro lugar, com 28 mil votos.
Rowley disse que o sucesso da foto se deve ao fato de que todo mundo conhece os ratos, mas a imagem registrou um momento que poucos poderiam imaginar que acontece na realidade. Esses animais passam a vida toda nas estações de metrô e nunca veem a luz do dia. Eles dependem do alimento que é deixado pelos usuários do serviço. Por isso, é importante brigar por qualquer migalha. E foi exatamente isso que aconteceu com os camundongos da foto.
A foto também serve para chamar a atenção para o que ocorre à nossa volta, e que, na maior parte das vezes, nem nos damos conta: nas cidades, não somos só nós, seres humanos, que estamos o tempo todo competindo.
Além do mais, a foto de Rowley desvendou um enigma que já durava décadas: agora, sabemos porque o Mestre Splinter, das Tartarugas Ninja, é um camundongo!
Abaixo, estão outras duas fotos que foram finalistas, ao lado de Briga na Estação. Em uma delas, podemos ver uma onça-pintada e seu filhote atacando uma sucuri.
Na outra, temos a triste fotografia de um orangotango sendo explorado em uma performance (aparentemente em um circo).
Categorias