O ano de 2019 foi generoso para os fãs de ficção especulativa. Além do retorno de diversas séries de ficção científica e fantasia, houve também um considerável número de estreias. Foram remakes, adaptações de clássicos da literatura, além de obras originais, que se aventuram por universos distantes, reinos mágicos e realidades distintas. Se você gosta dos gêneros e quer saber o que foi lançado de melhor este ano, basta acompanhar a lista que preparamos e dar início à maratona.
The Twilight Zone (CBS All Access)
The Twilight Zone foi uma das séries mais importantes para a ficção científica. Além de ajudar a popularizar o gênero, ela apresentou inúmeros momentos icônicos, que são reproduzidos por outras produções até hoje. Este ano, a CBS decidiu lançar um remake, que conta com Jordan Peele como apresentador das histórias (assumindo o papel de Rod Serling, na série original). Os episódios, além de atualizarem muito bem a narrativa para o século 21, também conseguiram manter o mesmo tom de tensão e desconforto, que sempre caracterizaram The Twilight Zone.
Belas Maldições (Amazon Prime)
Adaptando um livro escrito por dois dos mais relevantes autores ingleses de fantasia, Terry Pratchett e Neil Gaiman, Belas Maldições é uma minissérie em seis capítulos, lançada pela Amazon Prime. A trama acompanha um anjo e um demônio que perderam o anticristo e agora correm contra o tempo para evitar o fim do mundo. Mantendo o humor característico dos dois autores, a série é uma excelente opção para quem não costuma assistir (ou ler) obras de fantasia, pois aborda os temas de maneira muito natural e divertida.
Love, Death & Robots (Netflix)
Com episódios que abraçam ambos os gêneros, Love, Death & Robots foi uma série que chegou sem muita divulgação, mas se mostrou muito interessante, com diferentes temáticas e estilos de animação. Esta é uma opção que deve agradar um público maior, mesmo que algumas pessoas não se interessem por todos os episódios. Ela vai do sci-fi clássico de invasão alienígena, à fantasia baseada no folclore chinês. E entre essas narrativas, você irá encontrar histórias de vampiros, lobisomens, robôs e até um iogurte tirano.
His Dark Materials: Fronteiras do Universo (HBO)
Philip Pullman é um dos maiores escritores de fantasia infanto juvenil, por isso, a adaptação da trilogia His Dark Materials tenha gerado tanto interesse. A série é uma co-produção da HBO com a BBC e vem se mostrando um verdadeiro presente aos fãs dos livros. A produção conta com uma belíssima reconstrução de cenários e os personagens são bem construídos e carismático, o que deixa a experiência de acompanhá-los ainda mais agradável. Tudo isso, ao mesmo tempo que diversas discussões sobre religião e poder são levantadas conduzem a narrativa.
Undone (Amazon Prime)
Undone é uma série para quem gosta de histórias que fazem questionar a realidade. Por isso, fãs de Philip K. Dick podem ter aqui uma excelente opção. A trama acompanha uma mulher que descobre conseguir viajar no tempo, após ter sofrido um acidente de carro e entrar em coma. Mas nada é tão óbvio quanto parece, e não saber se estamos vendo apenas um delírio da sua mente, ou se ela realmente consegue ultrapassar a barreiras do tempo é o principal mérito da série.
For All Mankind (Apple TV+)
Para fãs de ficção espacial, For All Mankind se mostrou uma opção interessante. A premissa da série mostra uma versão alternativa da corrida espacial, com a URSS pousando primeiro na Lua. Sem ter percebido como os russos estavam tão avançados, a produção irá mostrar como os EUA poderiam lidar com uma derrota, não apenas do nosso satélite natural, mas também da incapacidade da inteligência de acompanhar o que se passava na rival comunista. A série não ignora a presença de cientistas e astronautas reais, e também busca mostrar o papel que diversas mulheres tiveram para o programa espacial dos EUA.
The Mandalorian (Disney+)
Os fãs de Star Wars podem celebrar, este ano, além do capítulo final da saga Skywalker, também trouxe a primeira série live action canônica do universo criado por George Lucas. The Mandalorian tem tudo o que o universo de Star Wars criou, mas, ao mesmo tempo traz novidades muito bem-vindas. Além de expandir a mitologia dos mandalorianos, a produção apresenta um canto pouco conhecido da galáxia, enquanto nos presenteia com referências às obras clássicas, além de uma “versão baby” do Yoda, que é extremamente amável.
Carnival Row (Amazon Prime)
Em um mundo onde seres humanos precisam conviver com criaturas mitológicas, um humano e uma fada desenvolvem um relacionamento. A trama de Carnival Row pode soar um pouco confusa, mas é interessante ver como ela investe no próprio universo, deixando aquela realidade vitoriana cada vez maior e mais rica. Há ainda espaço para debater questões sociais e raciais, mas sem que isso roube a cena da narrativa principal.
Primal (Adult Swin)
Genndy Tartakovsky é o criador de alguns clássicos do Cartoon Network, como O Laboratório de Dexter e Samurai Jack. Além disso, ele foi responsável por uma versão de Star Wars: Clone Wars muito elogiada. Este ano, o animador lançou seu novo trabalho, Primal, uma série que se passa em um passado longínquo, com um homem das cavernas e seu fiel amigo tiranossauro rex. Com um visual pesado, com sangue para todos os lados, a animação é uma opção interessante para quem procura por algo voltado para o público adulto.
O Cristal Encantado: A Era da Resistência (Netflix)
Uma das obras de fantasia mais amadas da década de 1980, ganhou este prelúdio, que mistura animação com fantoches e conta com um riquíssimo design de produção e um elenco de peso. O Cristal Encantado: A Era da Resistência é uma série para quem gosta de fantasia clássica, com intrigas políticas, diferentes raças e muita magia. Há também momentos de muita tensão, em situações mais soturnas e até mesmo violentas. Não apenas uma bela homenagem para um icônico filme, mas também um presente para fãs de narrativas fantásticas.
Fontes
Categorias