A compra de edições históricas de quadrinhos sempre movimenta milhares de dólares, mas algumas revistas chamam atenção não só pelo que representam mas também pela qualidade de conservação. É o caso da Marvel Comics #1, que deve ser leiloada no fim de novembro e poderá ser arrematada por mais de US$ 1 milhão.
Essa revista inspirou o nome da editora mundialmente conhecida, mas foi originalmente uma publicação da Timely Comics, que se tornou a Marvel que conhecemos hoje. A edição, que foi vendida em 31 de agosto de 1939 por apenas 10 centavos, trazia na capa o Tocha Humana original, além de outros personagens que se tornaram conhecidos, como Namor.
A cópia que será leiloada faz parte da coleção de um carteiro da Pensilvânia que costumava comprar todo e qualquer quadrinho que estivesse em sua primeira edição. A revista foi analisada pelo CGC, o serviço de classificação de quadrinhos dos Estados Unidos, que leva em consideração a conservação da edição.
A Marvel Comics #1 que será leiloada é a única no mundo a ter sido avaliada com uma nota acima de 9, recebendo 9,4 no CGC. Para se ter uma ideia, apenas outras duas cópias receberam 9 em todo o mundo, e apenas uma que faz parte das seis revistas da Era de Ouro, que são consideradas as mais valiosas, recebeu uma nota igual.
"É quase impossível descrever a importância de conseguir uma nota tão alta. Essa é uma cópia de 80 anos de uma edição que lançou a Marvel Comics e está em excelente qualidade de conservação. A maioria dos colecionadores nunca teve a chance de sequer ver um quadrinho como esse, muito menos de comprá-lo", disse Ed Jaster, vice-presidente da Heritage Auctions, que ficará responsável pelo leilão.
Além da Marvel Comics #1, o leilão ainda terá itens igualmente importantes, como cópias de Superman #1, Batman #1, de 1940, Capitan America Comics #1, de 1941, e Amazing Fantasy #15, de 1962, que apresentou ao mundo o Homem-Aranha. O leilão acontecerá em Dallas, nos Estados Unidos, de 21 a 24 de novembro.
Fontes
Categorias