George R. R. Martin declarou recentemente que seriam necessárias 13 temporadas para Game of Thrones, a série da HBO, fazer jus à saga literária As Crônicas de Gelo e Fogo. A produção acabou após 8 temporadas e seu final dividiu a opinião dos fãs.
Em entrevista a uma revista norte-americana, o autor declarou que adaptações podem ser "traumáticas", dado o vasto conteúdo dos livros, e que a 8ª temporada não foi "completamente fiel" à história original.
Continuidade da história e final polêmico
Diferentemente da adaptação para TV, a série de livros ainda não foi encerrada. Martin já anunciou a publicação de mais dois títulos: The Winds of Winter e A Dream of Spring, ainda sem previsão de lançamento, apesar da expectativa dos fãs. Paralelamente, o autor trabalha em dois novos spin-offs da série para a HBO.
Entre outras declarações, Martin pontuou as diferenças criativas entre ele e os produtores da série; demandas relacionadas ao mundo televisivo, como a audiência, também foram mencionadas. Personagens mais populares exigem maior participação, "ainda que não tenha nada a ver com a história".
Sobre o final ser similar ao da série televisiva, Martin respondeu que "sim e não" e lembrou ao público que os produtores do seriado têm muito menos tempo hábil, enquanto ele prevê ainda escrever mais 3 mil páginas para os 2 últimos livros.
Categorias