Uma polêmica acaba de surgir envolvendo os produtores de Os Simpsons. Alf Clausen, compositor da trilha sonora do desenho por 27 anos, deu entrada na justiça em um processo contra a FOX por sua demissão no ano de 2017.
No documento, o artista afirma que recebeu a informação de que o desligamento estava acontecendo, pois, a série estava "levando a música para outro caminho". Entretanto, o músico não concorda com a demissão e alega que o motivo real foi a sua idade e a deficiência física que apresenta.
"Em vez disso, a rescisão ilegal deveu-se à incapacidade percebida e à idade", disse no processo, embora a deficiência não seja especificada. Clausen foi dispensado do trabalho e seu lugar foi ocupado pela empresa Bleeding Fingers Music, uma companhia de produção musical co-fundada por Russel Emanuel, Hans Zimmer e Steve Kofsky.
Alf Clausen.Fonte: Variety/Reprodução
O músico, que também tem em seu currículo produções como Curtindo a Vida Adoidado (1986) e Corra que a Polícia Vem Aí (1988), tem 78 anos e trabalhou em mais de 560 episódios de Os Simpsons. Ao todo foram mais de 35 variações do famoso tema da animação, criado originalmente por Danny Elfman.
A atuação na trilha sonora de Os Simpsons, série que conta com audiência média de 6 milhões de pessoas por episódio, também rendeu algumas premiações ao profissional. Ele foi indicado 23 vezes para o prêmio Emmy e levou dois troféus para casa, por “We Put The Spring em Springfield” em 1997, e “You're Checkin 'In (um tributo musical ao Betty Ford Center)” em 1998.
Um verdadeiro marco da televisão, Os Simpsons já foi premiado inúmeras vezes, sendo considerado o “Melhor Show do Século 20” pela Revista Time e como a “Melhor Sitcom Americana” pela Entertainment Weekly. Além disso, o desenho já levou para a casa 32 prêmios Emmy, 34 Annie Awards e o People’s Choice Award de 2016. Para quem acompanha a série, a nova temporada deve estrear em setembro nos Estados Unidos, chegando logo em seguida no Brasil.
Categorias