Parece que foi outro dia, mas o sucesso global Pokémon Go já completou três anos desde seu lançamento nos Estados Unidos, em 6 de julho de 2016. E embora muitos questionem se o game para celular ainda atrai jogadores, a verdade é que ele está bem próximo de bater uma marca histórica e marcar mais um ano extremamente lucrativo.
De acordo com a Sensor Tower, empresa de análise de dados do setor mobile, Pokémon Go faturou mais que sucessos como Candy Crush Saga e Clash Royale em seus primeiros três anos de vida e deve bater a marca dos US$ 3 bilhões arrecadados antes do final deste ano. A Sensor Tower lembra que os dados não levam em consideração a arrecadação dos outros jogos na China, onde Pokémon Go não está disponível.
Gráfico mostra arrecadação dos jogos durante seus primeiros três anos. (Fonte: Sensor Tower/Reprodução)
Atualmente, Pokémon Go fica atrás apenas de Clash of Clans em arrecadação total no Ocidente, tendo acumulado US$ 2,65 bilhões desde que foi lançado. Os países que mais gastaram em itens de Pokémon Go foram EUA (US$ 928 milhões), Japão (US$ 779 milhões) e Alemanha (US$ 159 milhões). Em relação às plataformas, 54% dos gastos vieram da Google Play, enquanto o restante veio de usuários de iPhone ou iPad.
Recentemente, a Niantic tentou reproduzir o sucesso de Pokémon Go com o lançamento de Harry Potter: Wizards Unite, jogo para celular que também utiliza a realidade aumentada como um dos seus elementos principais. Embora tenha arrecadado US$ 300 mil em 24 horas, Wizards Unite ficou longe de atingir os mesmos resultados de Pokémon Go, que arrecadou US$ 2 milhões no mesmo período.
Fontes
Categorias