O universo de Star Wars tem agora uma estrela a mais brilhando no céu. Segundo um comunicado de sua própria família, Peter Mayhew, que interpretou o wookie Chewbacca até 2017, morreu aos 74 anos em sua residência, no Texas, ao lado de seus parentes.
“A família Star Wars significou muito mais para ele do que um papel em um filme. Por mais de 30 anos, Peter viajou por todo o mundo passando tempo com seus fãs e amigos”, diz o tweet.
The family of Peter Mayhew, with deep love and sadness, regrets to share the news that Peter has passed away. He left us the evening of April 30, 2019 with his family by his side in his North Texas home. pic.twitter.com/YZ5VLyuK0u
— Peter Mayhew (@TheWookieeRoars) 2 de maio de 2019
Mayhew, de 2,18 metros, deu alma e consistência a Chewbacca logo no primeiro filme “Star Wars: Uma Nova Esperança”, em 1977, em uma bela parceria com o Han Solo de Harrison Ford. Sua escalação, aliás, aconteceu meio que por acidente: produtores de “Simbad e o Olho do Tigre” leram um artigo falando sobre homens com pés grandes e então procuraram pelo ator.
Harrison Ford, Anthony Daniels, Carrie Fisher e Peter Mayhew em gravação de programa de TV, em 1978. Fonte: AP Photo
“Um dos maquiadores em Simbad também estava criando a fantasia do wookie e me sugeriu aos produtores de Star Wars. Então, quatro ou cinco meses depois de interpretar um Minoton (uma versão do Minotauro), estava interpretando um wookie”. Com Mayhew, Chewie ganhou esse jeito divertido de ouvir as pessoas e aquela tradicional impaciência, seguida de seu famoso urro.
Final de sua carreira e reações
Mayhew sempre teve problemas relacionados à sua altura, especialmente nas costas e nas pernas. Ainda assim, ele foi o Chewie no já citado “A Nova Esperança” e também “O Império Contra-Ataca”, “O Retorno de Jedi”, “A Vinganca dos Sith” e no especial “Star Wars Holiday”.
Ele também esteve em diversos comerciais e celebrações de Star Wars e se dedicava ao Peter Mayhew Foundation, dedicada a “aliviar doenças, dor, sofrimento e o custo financeiro causado por eventos traumáticos da vida”. Em 2017, fez uma cirurgia que aposentou-o definitivamente, mas ainda assim ele foi o consultor para seu substituto em “O Despertar da Força”, “Os Últimos Jedi”, “Han Solo: Uma História Star Wars” e o vindouro “Uma Ascensão Skywalker”.
Não há detalhes sobre as causas de falecimento. Na web, vários atores postaram algumas palavras de despedida e agradecimento, incluindo Mark Hammil, o Luke Skywalker. “Ele era o mais gentil dos gigantes Um grande homem, com um coração ainda maior, que nunca deixou de me fazer sorrir; e um amigo leal que eu amava muito. Sou grato pelas memórias que compartilhamos e um homem melhor por apenas tê-lo conhecido. Obrigado Pete.”
He was the gentlest of giants-A big man with an even bigger heart who never failed to make me smile & a loyal friend who I loved dearly-I'm grateful for the memories we shared & I'm a better man for just having known him. Thanks Pete #RIPPeterMayhew #Heartbroken @TheWookieeRoars pic.twitter.com/8xbq9HEWF2
— Mark Hamill (@HamillHimself) 2 de maio de 2019
Harrison Ford, que é meio alheio às redes sociais, emitiu o seguinte comunicado: “Peter Mayhew era carinhoso e gentil, tinha grande dignidade e um nobre caráter. Ele trouxe esses aspectos de sua própria personalidade, mais sagacidade e graça, ao Chewbacca. Éramos parceiro no filme e amigos na vida durante mais de 30 anos e eu o amava. Ele investiu sua alma e seu caráter e trouxe muito prazer ao público de Star Wars.”
Fonte: LucasFilm
“Chewbacca era uma importante parte do sucesso do filme que fizemos juntos. Ele sabia como era importante aos fãs da franquia e era devotado a eles. E milhões de outras pessoas nunca esqueceremos Peter e o que ele nos deu. Meus sentimentos estão com sua querida esposa Angie e seus filhos. Descanse em paz, meu querido amigo.”
Categorias