Acessibilidade: essa tem que ser a regra para os games. Pensando nisso, o engenheiro Julio Vazquez criou um periférico ousado que permite que jogadores deficientes, com uma só mão, possam utilizar os Joy-Con, do Switch, e consigam usufruir de uma boa experiência.
O acessório, feito a partir de uma impressão 3D, pode ser encomendado sob medida numa página especial do Thingiverse, gerenciada pelo próprio engenheiro. Basicamente, trata-se de um objeto com dois encaixes, um para cada Joy-Con, que se ajusta na palma da mão e vai até as extremidades. Dessa forma, todos os cinco dedos podem ser usados tanto como apoio quanto para alcançar os comandos.
"Esse adaptador foi desenvolvido a partir do pedido de um amigo meu, Rami Wehbe, que queria jogar Zelda usando apenas a mão esquerda. Ele perdeu a capacidade de usar a mão direita em função de um problema vascular", afirmou Vazquez.
Confira o acessório em ação:
Que brilhante ideia para permitir que mais pessoas tenham acesso à nova plataforma da Nintendo. Que a iniciativa possa se expandir para outros aparelhos e meios de utilização.
O que você achou? Manifeste seu pensamento na seção destinada aos comentários, logo adiante.
Fontes
Categorias