Desde o ano passado, muitos donos de PlayStation 4 foram surpreendidos com o erro WS-37397-9, que tem se tornado cada vez mais comum no console da Sony. Trata-se de uma falha de comunicação entre os mecanismos de segurança da companhia e a conexão de internet do jogador, impossibilitando o usuário de se logar à PSN e utilizar qualquer outro serviço online.
Embora a Sony não forneça nenhuma resposta oficial, sabe-se que o erro funciona como um banimento. Isso porque a empresa considera que o IP do jogador tenha alguma vulnerabilidade ou viole os termos de uso da PlayStation Network. As causas mais típicas apontam que o IP pode ter instalado involuntariamente algum software malicioso em outros dispositivos ligados à sua rede ou que o endereço de IP tenha sido utilizado por um distribuidor de spam ou vírus.
O pior de tudo é que o defeito acontece aleatoriamente e pode se resolver a qualquer momento — alguns usuários em sites de reclamação afirmam que a PSN ficou inacessível por 2 ou 3 dias; outros relatam que a rede do PS4 ficou indisponível por mais de 1 mês. Em todo o caso, existem cinco formas de tentar contornar esse problema. Veja abaixo.
Opção 1: Reinicie seu roteador
Vamos começar pela solução mais simples. Contudo, vale lembrar que essa sugestão só funciona se o seu provedor de internet (ISP) fornecer endereços de IP dinâmicos — ou seja, cada vez você reinicia o roteador, um novo endereço IP é criado para sua conexão. Faça o seguinte:
- Desligue seu console.
- Desligue o roteador/modem.
- Aguarde 2 minutos.
- Ligue o roteador/modem e aguarde até que esteja funcionando novamente.
- Ligue o console e teste sua conexão.
Opção 2: Troque o DNS do console
Outra sugestão que pode consertar o erro WS-37397-9 é mudar os números de DNS do PS4. Para isso, siga as instruções:
- Com o console ligado, vá em "Configurações" e selecione "Rede".
- Vá em "Configurar conexão à internet" e defina seu tipo de conexão (WiFi ou via cabo).
- Defina como "Personalizada".
- Em "Configurações de endereço IP", marque como "Automático".
- Na tela seguinte, em "Nome do host DHCP", escolha "Não especificar".
- Agora vamos alterar o DNS de fato. Em "Configurações de DNS", selecione "Manual".
- No DNS primário, coloque 8.8.8.8, e no secundário, 8.8.4.4. — ambos são o DNS público fornecido pelo Google.
- Conclua o processo, salve a configuração e tente se conectar à PSN. Se quiser, reinicie seu PS4 e veja se o procedimento funcionou.
Opção 3: Recrie o banco de dados do console
Se nenhuma das opções acima deu certo, vamos tentar recriar o banco de dados do PlayStation 4. Não se preocupe: você não perderá nenhum dos seus jogos, vídeos, imagens, salvamentos e outros arquivos instalados no video game. Só tenha certeza de que o aparelho não será desligado durante o processo. Então, vamos lá:
- Com o console desligado, pressione e segure o botão de ligar/desligar do PS4 no painel frontal. Você ouvirá dois sinais: um quando você apertar o botão e o outro 7 segundos depois, quando o dispositivo for ligado em modo de segurança. Somente quando você ouvir o segundo apito é que você poderá retirar o dedo do botão de energia.
- Conecte o DualShock 4 no console com o cabo USB usado para recarregar o acessório e pressione o botão PS, ao centro, para ligá-lo.
- Você verá algumas opções na tela. Escolha "Recriar banco de dados" (Rebuild Database, se o idioma do PS4 estiver em inglês) e pressione o botão "X". Lembrando: a partir de agora, não desligue o console; caso o contrário, é possível que dados guardados no aparelho sejam perdidos.
- O PS4 será reiniciado. Quando ele ligar normalmente, tente se conectar à PSN.
Opção 4: Entre em contato com seu provedor de internet
Por se tratar de uma falha aleatória e sem solução instantânea, o erro WS-37397-9 pode não ser consertado usando as opções citadas anteriormente. Acontece que, mesmo com a mudança do IP e do DNS, o firewall da Sony entende que autorizar o acesso do console à PSN pode representar um risco.
Por isso, outra alternativa é tentar liberar mais portas de acesso no roteador/modem. Alguns modelos de roteadores são acessíveis ao consumidor, permitindo que você mesmo altere as portas. No entanto, se não se sentir seguro para tal, o melhor mesmo é ligar para a central de atendimento de seu provedor e verificar se a operadora pode fazer essas modificações.
As portas são estas:
- TCP: 80, 443, 3478, 3479, 3480
- UDP: 3478, 3479
Opção 5: Entre em contato com a Sony
Supondo que nada tenha dado certo, você ainda pode entrar em contato com a central de suporte ao PlayStation e se informar a respeito de uma solução para o problema. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 22h (horário de Brasília). Os números são:
- 4003-7669, para capitais e regiões metropolitanas.
- 0800-880-7669, para outras regiões e Estado do Rio de Janeiro.
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