Pessoas mais altas podem ser mais propensas ao desenvolvimento de câncer colorretal, apontam os dados de um estudo desenvolvido no hospital americano Johns Hopkins.
Os resultados foram baseados na meta-análise entre 47 estudos observacionais em todo o mundo, que compreendem mais de 280 mil casos de tumor colorretal e 14 mil de adenoma. Além disso, foram incluídos dados de 1.500 pacientes do próprio hospital.
Cada 10 centímetros de altura foi relacionado com 14% de chances a mais de desenvolver câncer colorretal (Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
Segundo os dados levantados, o grupo das pessoas mais altas teve um risco 24% maior de desenvolver a doença. Cada aumento de 10 centímetros de altura foi associado a 14% a mais de risco da doença.
Pessoas mais altas têm mais proliferação de células, o que aumenta as chances de mutações levarem ao câncer. Essa é uma possível razão para a correlação. O estudo, entretanto, não prova que a estatura seja a causa doença.
Segundo a Sociedade Americana de Câncer, o colorretal é o terceiro mais comum nos Estados Unidos. Mas o número de casos vem caindo desde os anos 1980, graças à prevenção primária. Por isso os autores ressaltam que políticas de conscientização são importantes por parte do governo.
ARTIGO Cancer, Epidemiology, Biomarkers & Prevention: doi.org/10.1158/1055-9965.EPI-21-0398