Você sabia que ficar rolando o feed de redes sociais, como o Facebook e o Twitter, ou sites de entretenimento, como o 9GAG, pode indicar que você está entediado? Para tentar combater isso, pesquisadores da Telefonica Research, na Espanha, desenvolveram o app Borapp. Ele nada mais é que uma ferramenta de teste e "cura".
Segundo a pesquisa, os homens ficam entediados com mais facilidade do que as mulheres. Além disso, quanto maior o tempo gasto mexendo no smartphone, mais "de saco cheio" as pessoas costumam ficar. O experimento conseguiu diversos dados para entender como isso funciona.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como ele funciona
O Boreapp rastreia tudo que o usuário faz no smartphone por meio de 35 parâmetros: nível de bateria, tela ligada, reprodução de vídeo e música, navegação na web etc. Os pesquisadores estudaram 54 usuários durante duas semanas, coletando mais de 40 milhões de pontos de dados e mais de 4 mil relatórios.
De 1 em 1 hora, o app enviava notificações fazendo certas perguntas. Elas envolviam o quão ativo, positivo, entediado ou triste estava o usuário em uma escala de 1 a 5. Dessa maneira, os pesquisadores acreditam que chegaram em 82% de precisão nos resultados.
A cura
A cura do tédio vem na forma de outro app, o Borapp 2. Caso o aplicativo reconheça que a pessoa usando o smartphone está de "saco cheio", ele sugere o acesso a sites de entretenimento recheados de gatinhos e GIFs divertidos, como o BuzzFeed. Os pesquisadores comentaram que os mais entediados aceitavam a sugestão.
De acordo com a equipe da Telefonica, os aplicativos servem para desenvolvedores usarem as informações e pensarem em experiências que eliminem esse sentimento. Ambas as aplicações estão disponíveis para download no Google Play Store.
O smartphone é entediante para você? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias