Steam e Epic Games Store podem chegar ao Xbox, indica Phil Spencer

2 min de leitura
Imagem de: Steam e Epic Games Store podem chegar ao Xbox, indica Phil Spencer
Imagem: Epic Games

Após um longo período de negociações acaloradas, a Microsoft finalmente conseguiu adquirir a Activision Blizzard em uma das maiores transações da história do entretenimento. No entanto, parece que ainda há mais ideias para continuar expandindo o alcance da empresa, incluindo lançar lojas como a Steam e Epic Store no Xbox.

Em entrevista ao Polygon durante a Game Developers Conference (GDC), Phil Spencer, chefão da Microsoft Gaming, falou sobre a sua insatisfação com o ecossistema fechado dos consoles. Ele sugeriu que gostaria de ver plataformas de PC, como Epic Games e Itch.io, vendendo seus jogos no Xbox. Enquanto a Steam não foi citada nominalmente, vale ressaltar que a loja é simplesmente a maior e mais popular plataforma nos computadores hoje.

Questionado se ele realmente vê um futuro onde existam plataformas como Epic Games e Itch.io vendendo seus jogos no Xbox, Spencer responde: "sim". "[Considere] nossa história como empresa Windows. Ninguém piscaria duas vezes se eu dissesse: 'ei, quando você está usando um PC, você decide o tipo de experiência que terá [neste caso, ele se refere sobre a possibilidade de comprar jogos onde quiser]'. Há um valor real nisso", justificou o executivo.

Subsidiar consoles em 2024 é desafiador

Spencer também não parece favorável ao modelo atual de subsídio dos consoles — onde jogadores compram em lojas oficiais (como PS Store e Microsoft Store) para ajudar a recuperar os custos de produção. Segundo o executivo, o modelo de negócio é amplamente desafiador.

"[Subsidiar o hardware] é algo mais desafiador no mundo de hoje", disse Spencer. "Isso pode parecer altruísta demais, não sei se isso está fazendo a indústria crescer. Então eu penso, quais são as barreiras? Quais são as coisas que criam atrito no mundo de hoje para criadores e jogadores? E como podemos fazer parte da abertura desse modelo?", questionou.

A decisão de levar os exclusivos do Xbox para o PS5 e Nintendo Switch reforça esse posicionamento do executivo — que, inclusive, também citou Sea of Thieves como exemplo.

Sea of Thieves chega em 30 de abril ao PS5.Sea of Thieves chega em 30 de abril ao PS5.Fonte:  Sea of Thieves 

Spencer explica que um jogador não deveria se preocupar com o hardware que ele ou seus amigos possuem. Na verdade, eles deveriam apenas saber se seus amigos já jogaram ou querem jogar Sea of Thieves.

"Se eu quiser jogar em um PC para jogos, sinto que sou uma parte contínua de um ecossistema de jogos como um todo. Ao contrário do console, meu jogo é meio que fragmentado com base nesses diferentes ecossistemas fechados nos quais tenho que jogar".

Compartilha da mesma opinião de Phil Spencer? Conta para a gente nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.