Immersion quer embutir senso de realismo na tecnologia touch feedback

1 min de leitura
Imagem de: Immersion quer embutir senso de realismo na tecnologia touch feedback

Fabricantes de carros e desenvolvedoras de jogos já usam a tecnologia criada pela Immersion.
(Fonte da imagem: Venture Beat)

“Todos estão familiarizados com a ideia de telepresença, aquela noção de que, quando estamos falando ao telefone, criamos uma zona de compartilhamento de áudio com os que estão ao redor.” A partir desse pensamento, Chris Ullrich, vice-presidente da Immersion, pretende estender o conceito de “imersão” e promover, através de experiências sensitivas, um “espaço de troca que inclui o sentido do toque”.

A Immersion, companhia responsável por produzir o haptics (dispositivo que comanda o touch feedback – resposta de vibração da tela dos mobiles ao toque), tem investido em pesquisas que levam em conta a relação entre vibração e comando há mais de 15 anos. O assunto é levado a sério e tem sido cada vez mais preponderante no desenvolvimento de dispositivos móveis – o Tecmundo, inclusive, já produziu uma matéria sobre “a reposta nas pontas dos dedos’” acerca do tema.

Por interações mais realistas

A San Jose, sede californiana da empresa, defende que “os serviços de comunicação podem ficar ‘menos vivos’, isolados e ‘frios’ se os mobiles não oferecerem o [touch] feedback às pessoas”. Ainda em referência à importância de se aprimorar o dispositivo de vibração, Ullrich afirma que “o senso de toque é fundamental, emotivo e capaz de criar uma forte conexão sensitiva entre os comunicadores”.

A tecnologia da Immersion, no entanto, não tem sua aplicação restrita apenas ao segmento dos smartphones e mobiles. Fabricantes de jogos como a Rockstar Games, Sega, GAMEVIL e Handy Games têm adotado os recursos do touch feedback em suas produções. O mercado automotivo vem, tímida e constantemente, também utilizando as facilidades de imersão geradas pelo haptics no aperfeiçoamento dos seus dispositivos de controle de instrumentos de navegação.

Mais informações sobre o projeto Tactile Presence (em tradução livre, Presença Tátil) vão ser publicadas apenas a partir da semana que vem durante o evento Mobile World Congress, realizado em Barcelona (Espanha).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.