Uma parceria entre a Liga Nacional de Basquete (LNB), responsável pelo NBB, com a empresa israelense WSC Sports promete aumentar a divulgação do basquete nacional. Isto porque a NBB deve começar a editar os vídeos de seus jogos em tempo real, utilizando inteligência artificial. Com isso, os vídeos poderão ser compartilhados facilmente nas redes sociais, como Instagram, Twitter e Facebook, enquanto os jogos estão sendo realizados, aumentando o envolvimento com os fãs do basquete no Brasil.
A equipe de mídia da NBB demorava 10 horas para editar os melhores momentos de um jogo. Quando as partidas eram realizadas à noite, a publicação em redes sociais ou o envio dos vídeos para os parceiros de divulgação só era realizada no dia seguinte. Com a nova ferramenta, a inteligência artificial consegue entregar o compacto do jogo em apenas dez minutos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A plataforma faz uma leitura completa das transmissões ao vivo dos jogos, e utiliza critérios como som ambiente da torcida, intensidade da jogada e narração para criar vídeos personalizados para serem publicados imediatamente.
A inteligência artificial depende de humanos apenas para alimentar as estatísticas dos jogos. Em todas as partidas, dois estatísticos alimentam o serviço de “jogada a jogada” do site oficial da liga. Isto é fundamental para que o programa consiga agrupar os lances nas categorias corretas de time, atleta e tipo de jogada.
O software da WSC Sports já é utilizada pela NBA, pelo Campeonato de Basquete Universitário dos EUA (NCAA), e pela Federação Internacional de Basquete (Fiba), além da Liga Mundial de Surf (WSL). No Brasil, a Federação Paulista de Futebol (FPF) utilizou ferramenta nacional semelhante para produzir os melhores momentos da Copa São Paulo de Futebol Júnior este ano.
Fontes
Categorias